Decreto libera comércio na véspera do Dia dos Pais
Foto Ilustrativa: Geraldo Bubniak/AEN

Maringá

Decreto libera comércio na véspera do Dia dos Pais

Economia por Luciana Peña em 04/08/2020 - 09:35

A nova norma também amplia horário de funcionamento de lojas de rua, shoppings e prestadores de serviços a partir dessa quarta-feira (5). Eventos com até 30 pessoas serão liberados a partir do dia 17. Segundo a Prefeitura de Maringá, alteração é possível porque risco do novo coronavírus na cidade passou de alto para moderado e o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 foi ampliado.

O decreto publicado nesta terça-feira em Maringá ampla os horários de funcionamento do comércio de rua durante a semana.

Hoje as lojas de rua abrem às 10h e fecham às 16h.

A partir de amanhã elas poderão fechar mais tarde: às 18h. Mas continuam autorizadas a abrir só às 10h.

Os shoppings centers também ganharam mais tempo para atender o consumidor. Das 11h às 22h. Hoje eles abrem de 11h às 20h.

Mas tanto as lojas de rua quanto os shoppings vão continuar a funcionar de segunda a sexta-feira. A exceção será para o próximo sábado, 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais.

Nesse dia, as lojas de rua poderão abrir das 10h às 18h e os shoppings das 11h às 22h.

O presidente do sindicato que representa os shoppings centers, Max Silvestrelli, diz que a luta agora é pela retomada dos sábados. os domingos ficariam para depois de uma vacina.[ouça no áudio acima]

O presidente do Sivamar, que representa o comércio varejista, Ali Wardani, diz que o decreto veio em boa hora e faz um apelo aos comerciários que têm carro: que ofereçam carona aos colegas para evitar lotação em transporte público. [ouça o áudio acima]

Os prestadores de serviço poderão funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Salões de beleza e barbearias, das 9h às 19h, de segunda a sábado.

Os bares, restaurantes e similares podem funcionar de segunda a domingo das 8h às 22h.

O diretor da Abrasel, associação que representa o segmento, Rafael Cecato, diz que os empresários esperam agora recuperar caixa para pagar as contas.[ouça no áudio acima]

Eventos com até 30 pessoas serão liberados a partir do dia 17 deste mês. Serão reuniões, celebrações e comemorações que durem no máximo três horas consecutivas.

Estes eventos de baixo risco estarão liberados de segunda a domingo das 8h às 22h.

O uso de máscara é obrigatório. Nos salões, as mesas devem ter distância de dois metros, um metro de uma cadeira a outra e cada mesa deve ter no máximo seis pessoas.

Recomenda-se que idosos e menores de 12 anos não participem destes eventos.

A partir do próximo dia 10, os clubes sociais e associações recreativas poderão utilizar salões de festa e academias de ginástica, obedecendo as normas para reuniões com até 30 pessoas.

A prefeitura diz que as regras puderam ser flexibilizadas porque a matriz de risco caiu de alta para moderada e o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 aumentou de 55 para 80.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade