Defesa Civil alerta sobre seca no Paraná
Foto: Arquivo/GMC Online

Recursos hídricos

Defesa Civil alerta sobre seca no Paraná

Paraná por Luciana Peña em 03/08/2020 - 11:15

Um alerta enviado por SMS neste fim de semana lembrou os paranaenses sobre a crise hídrica. É o segundo alerta em quinze dias. A orientação é para que os consumidores economizem água. Em Maringá, não há risco de rodízio.

“Estiagem no Paraná. Não lave o carro, acumule roupas para lavar. Utilize a água da lavagem de roupas para a limpeza de áreas externas.”

A mensagem enviada pela Defesa Civil chegou neste fim de semana a todos os paranaenses que são cadastrados para receber alertas por SMS.

O alerta desta vez não foi de temporal, mas de uma condição do tempo que também castiga o estado.

E que perdura por muitos meses. Em maio, o Governo do Paraná decretou estado de emergência hídrica e autorizou rodízio de fornecimento de água, adotado em Curitiba e região metropolitana.

O diretor de meio ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, diz que as medidas não reduziram os impactos da estiagem e um rodízio mais rigoroso pode ser adotado.[ouça no áudio acima]

Na região de Maringá os mananciais estão em níveis normais e não há risco de rodízio ou desabastecimento, segundo a Sanepar. Mas economizar água é um comportamento que deve ser adotado no dia a dia, independentemente do período do ano e das condições dos reservatórios.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade