Dia Internacional da Tolerância é uma data para reflexão
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

16 de novembro

Dia Internacional da Tolerância é uma data para reflexão

País por Luciana Peña em 16/11/2019 - 09:08

16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Você é tolerante? E o mundo, precisa de mais tolerância? Nós conversamos sobre o assunto com o professor de Direito Penal e Direitos Humanos da PUC, Marco Alexandre Souza Serra.

Um dos significados da palavra tolerância é a capacidade de aceitar nos outros maneiras de pensar e agir diferentes ou até opostas à nossa maneira de ver o mundo. Ou seja, você não não é obrigado a mudar, apenas a respeitar, reconhecer que a sua maneira de pensar não é a única. Na religião, na política... Como o ditado popular: ninguém é dono da verdade. No mundo de hoje, cada vez mais polarizado, é bom sempre lembrar que a tolerância é uma qualidade humana, que deve ser valorizada. E tem até um dia só para ela: 16 de novembro, Dia Internacional da Tolerância. Nós conversamos sobre o assunto com o professor de Direito Penal e Direitos Humanos da PUC Paraná, em Maringá, Marco Alexandre Souza Serra. Ele explica que a data faz parte de uma declaração de 1995 da Unesco, organismo da ONU dedicado à educação, ciência e cultura. Pilares que estão sob ataque pelo mundo afora, daí a importância de lembrar a data, recuperando o significado desta declaração. .

E para exercitar a tolerância é bom ter sempre em mente que é saudável a convivência entre diferentes. E reconhecer a diferença é o primeiro passo. Outras datas importantes nesse sentido vêm por aí.

Fica a reflexão e que deve ser levada para todos os outros dias do ano.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade