Em reunião com prefeitos da Amusep, Sesa explica distribuição de vacinas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Em Curitiba

Em reunião com prefeitos da Amusep, Sesa explica distribuição de vacinas

Paraná por Luciana Peña em 12/08/2021 - 08:58

A Secretaria de Saúde do Paraná reuniu nessa quarta-feira (11), em Curitiba, prefeitos e secretários municipais de saúde das cidades da região de Maringá. O objetivo foi explicar o critério de distribuição de vacinas.

A polêmica sobre a distribuição das vacinas levou a Prefeitura de Maringá a acionar o Estado para obrigá-lo a destinar 50% das doses enviadas à 15ª Regional de Saúde para Maringá.

A Secretaria de Estado da Saúde tem prazo para explicar ao Judiciário os critérios de distribuição e por que Maringá passou a receber menos doses a partir do final de junho.

O despacho do juiz foi deferido na segunda-feira, dia 9, às 19h56, e a intimação expedida ao Estado no dia seguinte. O prazo para a resposta é de dois dias.

Mas a Sesa se antecipou e reuniu nessa quarta-feira (11) prefeitos e secretários municipais de Saúde para explicar o esquema de distribuição das vacinas.

Até porque, antes de Maringá acionar a Justiça, outras prefeituras se queixavam de que Maringá estaria recebendo mais doses e por isso estaria mais adiantada na vacinação.

A Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) chegou a criar uma comissão para acompanhar o andamento da vacinação.

O prefeito de Ângulo e presidente da Amusep, Rogério Bernardo, disse que a Sesa explicou que as vacinas estão sendo distribuídas de modo a que todas as cidades atinjam juntas o percentual de 80% da população imunizada, mesmo que isso não signifique vacinar a mesma faixa etária. [ouça o áudio acima]

Outro assunto discutido foi o número de habitantes de cada cidade e como isso pode impactar a distribuição de vacinas. O Ministério da Saúde distribui as vacinas com base no Censo Populacional do IBGE, que está desfasado. Mas os prefeitos foram tranquilizados. Não irá faltar vacina. [ouça o áudio acima]

Das 30 cidades da Amusep, 23 prefeitos participaram da reunião, os demais municípios foram representados por secretários de Saúde. Foi o caso de Maringá.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade