A produção anual de plástico no planeta ultrapassa 460 milhões de toneladas e apenas 9% desse total são reciclados, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A empresa do interior do Paraná começou a dar um destino diferente ao material há mais de duas décadas. Em vez de serem descartadas e, muitas vezes, irem parar nos rios e mares, milhares de garrafas PET passaram a ser usadas pela fábrica de embarcação como uma solução sustentável e eficiente para substituir o isopor.
As garrafas recicladas são armazenadas dentro de compartimentos estanques nos cascos dos barcos, garantindo estabilidade, como explica Raquel Oliveira, CEO da Fluvimar.
[ouça o áudio acima]
As garrafas PET reaproveitadas servem como sustentação de vários tipos de embarcações e estruturas flutuantes, de plataformas e decks a barcos e lanchas. As garrafas são compradas de coletores de recicláveis de Cianorte, mas para poderem ser utilizadas, precisam estar em bom estado.
[ouça o áudio acima]
A empresa, que fabrica 40 embarcações por mês e fornece para todo o Brasil, está em fase de ampliação e a previsão é que o número de garrafas PET utilizadas na indústria aumente consideravelmente.
[ouça o áudio acima]