Empresário maringaense está detido na Papuda, em Brasília
Um empresário maringaense que participou de atos antidemocráticos em Brasília está detido no Complexo Penitenciário da Papuda. Foto: Metrópoles/Luís Nova

8 de janeiro

Empresário maringaense está detido na Papuda, em Brasília

País por Portal GMC Online em 20/01/2023 - 12:20

O advogado Dr. Luiz Fernando Vilasboas, que defende um empresário maringaense que foi preso em Brasília, no dia 9 de janeiro, após manifestações no Congresso Nacional, falou com a equipe do GMC Online na manhã desta sexta-feira (20.

O maringaense que está preso preventivamente em Brasília tem idade entre 47 e 58 anos e não consta com antecedentes criminais.

Segundo Vilasboas, o maringaense não aparece em nenhuma filmagem ou fotografia durante os atos, mas participou de forma pacífica das manifestações.

Detido no Complexo Penitenciário da Papuda, o empresário de Maringá deverá aguardar o fim do inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a jurisdição do Ministro Alexandre de Moraes.

Ainda, o maringaense pode responder pelos crimes de atos terroristas, inclusive preparatórios, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano ao patrimônio público.

Ao todo, o advogado paranaense faz a defesa de 36 paranaenses que foram detidos na capital brasileira.

 

CONSELHEIRO TUTELAR DE MARINGÁ FLAGRADO EM ATOS EM BRASÍLIA PEDE AFASTAMENTO

O conselheiro tutelar Jesiel Carrara, de Maringá, pediu afastamento do cargo por 30 dias. A informação foi confirmada pela Prefeitura e pela Secretaria da Criança e do Adolescente de Maringá. O motivo do afastamento seria um tratamento psiquiátrico. O suplente já foi convocado para assumir o lugar dele no Conselho Tutelar.

Jesiel está sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) pela participação nos atos antidemocráticos do dia 8 deste mês em Brasília e desde então segue incomunicável. O MP publicou a determinação de instauração de inquérito civil no dia 9 e, no documento, havia fixado um prazo máximo de 48 horas para que fossem comunicadas à Promotoria de Justiça as providências adotadas pelo Município sobre a conduta do conselheiro.

Ao GMC Online, a Prefeitura de Maringá informou que: “conforme determinação do Ministério Público – que abriu inquérito civil para investigar a conduta do conselheiro Jesiel Carrara -, o município abriu processo administrativo de sindicância, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, com comissão instaurada”.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade