Entenda por que o Tribunal do Júri leva tempo para ser feito
Luciana Peña/CBN Maringá

Caso Sevilha

Entenda por que o Tribunal do Júri leva tempo para ser feito

Segurança por Victor Simião em 22/08/2019 - 15:00

Julgamento dos três réus acusados de envolvimento na morte de auditor fiscal em 2005 começou na terça-feira (20). A previsão é que o trabalho se estenda até o fim de semana. Rito é complexo.

O Tribunal do Júri é o julgamento para crimes contra à vida, homicídios, por exemplo. Nele, não é juiz quem determina quem é culpado ou não, mas um grupo, chamados de jurados. Ao todo, 7 pessoas compõem o júri, e são escolhidos por meio de sorteio.

No caso do julgamento dos três réus acusados no envolvimento do homicídio de José Antônio Sevilha, auditor fiscal morto em 2005, o processo é longo. E o julgamento também. 11 testemunhas devem ser ouvidas. Nesta quarta-feira, terceiro dia de julgamento, a segunda começou a falar.

O rito é complexo. Em resumo, funciona assim: primeiro são ouvidas as testemunhas de acusação. Em cada um dos depoimentos fazem questionamentos o juiz, o Ministério Público Federal, o assistente de acusação e depois a defesa dos réus. No Caso Sevilha, são três réus - -portanto, três advogados fazem questionamentos. Ao todo, são sete testemunhas de acusação.

Depois, o tribunal ouve as testemunhas de defesa. O juiz começa perguntando. Depois é a vez da defesa. Na sequência, Ministério Público Federal e assistente de acusação.

Após essa fase, chamada de instrução, ocorrem as arguições – quando as partes falam. Aí ocorrem os debates entre acusação e defesa – o que pode levar horas.

Somente ao final de todo esse rito que o júri decide quem é culpado e quem é inocente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade