Entre o bem e o mal
CBN Maringá

Opinião

Entre o bem e o mal

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/03/2024 - 17:00

Quando a perversão nos conduz.

Desejar, querer possuir o que é do outro. Um desgosto provocado pelo que o outro tem, pelo sucesso alheio. Um sentimento de raiva perante o que o outro é. Um desprazer causado pela felicidade ou pelo progresso de outra pessoa. Estas são algumas definições da inveja.

Há que confunda inveja com cobiça. Esta, a cobiça, é o desejo desmedido de possuir algo. Por exemplo, desejo desmedido de ter poder. O que coloca muito perto da ambição. Daquele que deseja alcançar um determinado objetivo de forma intensa. E tem a ganância, quando este desejo tem que se realizar a qualquer preço.

Por isso, saber definir o que se sente, tanto quanto, conhecer e reconhecer o que os outros estão sentindo é importante. Saber das suas intenções e das intenções alheias.

Não confundir sentimento e emoção.

Sem isso, nos perdemos e confundimos o que é necessário daquilo que é imediato e passageiro, como as emoções. Sim, emoção e sentimento são coisas diferentes. Enquanto o sentir permanece, a emoção se faz e se desfaz ao longo do dia.

A emoção nos tira do caminho, nos faz agir de forma impensada ou sem tempo para refletir de maneira adequada como lidar com o inesperado. Há que se ter inteligência para isso, não se deixar levar é o melhor a se fazer.

O equilíbrio é o melhor caminho.

Eu uma conduta que se quer ética, há que se buscar manter a razão à frente, o sentimento do lado. Preservar os valores elevados como estímulo e não se deixar se perder pelas emoções.

Todos os dias os sentimentos nos orientam as ações. Construímos em torno dele uma forma de conviver e julgar as pessoas. E isso pode no elevar ou nos corroer, nos fazer mal ou ser agentes do bem.

Porém, temos que aprender a lidar com o sentimento e associá-lo de maneira eficiente a razão, fazer destes dois condutores da vida bons aliados é fundamental.

Logo, o equilíbrio entre pensar e agir ajuda a não nos perdemos pelas emoções.

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade