11 ex-servidores da Prefeitura de Paiçandu são denunciados por organização criminosa
Foto: Ilustrativa/Arquivo/Ministério Público-PR

Operação Megabyte

11 ex-servidores da Prefeitura de Paiçandu são denunciados por organização criminosa

Segurança por Victor Ramalho em 06/04/2022 - 18:09

Eles são suspeitos de utilizar empresas de fachada para concorrer em licitações da área de informática. Dos 14 acusados, 3 ainda trabalham no poder público municipal atualmente. Conforme as investigações, as fraudes resultaram em um prejuízo de quase R$ 3 mi aos cofres públicos.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou 14 pessoas, entre servidores e ex-servidores da Prefeitura de Paiçandu por prática de organização criminosa. Eles são suspeitos de integrarem um esquema de fraudes em licitações ocorrido entre 2013 e 2018. Dos 14 acusados, 3 ainda trabalham no poder público municipal.

As investigações começaram em 2016, após uma denúncia recebida pelo Ministério Público, que afirmava que um funcionário público havia conseguido participar de uma licitação da área de informática a partir de uma empresa de fachada. Na época, o suspeito levava um padrão de vida acima do que era compatível com seus rendimentos.

O caso foi investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), na chamada Operação Megabyte. Conforme o processo, com o passar dos anos foi descoberto o envolvimento de 14 pessoas, entre elas, ex-secretários municipais. O grupo teria conseguido vencer ao menos duas licitações e tinha uma terceira em andamento quando a investigação se iniciou. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de quase R$ 3 mi, como explica o promotor de Defesa do Patrimônio Público de Maringá, Pedro Ivo Andrade. [ouça no áudio acima]

A denúncia do Ministério Público foi recebida pela 2ª Vara Criminal de Maringá no dia 24 de março. Agora, os acusados têm prazo de até 15 dias para apresentar uma defesa preliminar.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade