Fila da saúde não andou por causa da Covid e de desafios com recursos, diz prefeitura
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Maringá

Fila da saúde não andou por causa da Covid e de desafios com recursos, diz prefeitura

Saúde por Letícia Tristão em 10/03/2022 - 11:59

O município afirmou que depende de recursos do Governo do Estado para realização de cirurgias eletivas, quatro meses após anunciar "o maior mutirão da saúde em Maringá".

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Maringá anunciou R$ 20 milhões para serem utilizados em um mutirão da saúde, segundo o município, o maior já realizado na cidade: 7,5 mil cirurgias eletivas, 100 mil consultas e 140 mil exames. Os recursos eram próprios do município para desafogar os casos represados por causa da pandemia desde 2020, segundo o Executivo.

Mas a fila na saúde não andou. Apesar de a fila ser difícil de zerar, pois todos os dias são feitos novos pedidos, o município informou que a fila em Maringá está em 9,7 mil cirurgias, 80 mil consultas e 38 mil exames.

E o assunto gerou repercussão após a Prefeitura de Maringá ter anunciado que depende de recursos do Governo do Estado para realização de consultas, exames e cirurgias eletivas.

O assunto foi abordado na sessão da Câmara. A vereadora Cris Lauer cobra explicações. [ouça o áudio acima]

O vereador Mário Verri, presidente interino da Câmara, também comentou o assunto durante a sessão. [Ouça o áudio acima]

A prefeitura de Maringá diz que não vai se pronunciar para explicações por entrevista.

Por meio de nota, o município disse que a fila da saúde não andou por causa da Covid e por desafios com recursos. Apesar disso, os últimos meses não foram os mais delicados enfrentados pelo município na pandemia, como no primeiro semestre de 2021.

A nota diz ainda que a Prefeitura pretende abrir chamamentos para realizar pelo menos 32 mil consultas, 15 mil exames e 4 mil cirurgias.

Publicação atualizada às 13h11 para acréscimo de informação. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade