Frente fria traz chuva e frio de volta ao Paraná nos próximos dias, diz Simepar
Foto: Ilustrativa/Suely Sanches/Maringá em Fotos

Mudança

Frente fria traz chuva e frio de volta ao Paraná nos próximos dias, diz Simepar

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 25/07/2022 - 13:53

Os dias quentes e ensolarados devem dar lugar às pancadas de chuva e temperaturas mais baixas ainda nesta semana. A mudança, prevista para ocorrer em todo o Paraná, será causada por uma frente fria, que trará a chuva e o frio de volta ao estado. 

Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo começa a mudar nas regiões mais ao sul do estado já na quinta-feira (28), quando o sistema, que avança pelo sul do Brasil, atinge alguns setores paranaenses. Na sexta-feira (29), a instabilidade se intensifica e se espalha pelas demais áreas, provocando chuva em todo o Paraná.  

“Volta a ter chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, inclusive no setor mais ao norte do estado, onde faz tempo que não chove de forma significativa”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Após as chuvas, que devem se dispersar rapidamente, o destaque será o frio, que retorna ao Paraná com mais intensidade. “Vai ser o primeiro deste inverno com um pouco mais de intensidade, pois tivemos duas sequências de bloqueios atmosféricos que impediram a ocorrência de temperaturas mais baixas por aqui”, diz Jacóbsen. 

A massa de ar frio, segundo o meteorologista, vai provocar um resfriamento bastante expressivo, diminuindo consideravelmente as temperaturas por todo o estado. 

De acordo com previsão do Simepar, a instabilidade também deve atingir a região de Maringá, onde não chove significativamente há semanas. Segundo o instituto meteorológico, o tempo na cidade segue estável até quinta-feira, com dias ensolarados e temperaturas próximas aos 30°C. Mas na sexta-feira, áreas de instabilidade chegam ao município, provocando chuvas ao longo do dia. 

Já na sexta-feira, por causa do tempo instável, as temperaturas tendem a ficar mais amenas, variando entre 12°C e 22°C. Mas é no sábado, 30, que os termômetros devem registrar uma das temperaturas mais baixas do mês na cidade. Conforme o Simepar, neste dia, Maringá terá mínima de apenas 8°C. A máxima não deve passar dos 23°C. 

No domingo, as temperaturas voltam a subir, especialmente à tarde. A mínima prevista é de 12°C e a máxima deve chegar aos 26°C. 

 

Foto: Reprodução/Simepar
Foto: Reprodução/Simepar

Inverno seco histórico

O inverno tem sido predominantemente seco no Paraná, principalmente nas regiões norte e noroeste do estado. Um levantamento divulgado pelo Simepar mostrou uma anomalia histórica no índice de chuva no mês de julho no Paraná.

Segundo o relatório, a média histórica de chuva em julho é de 75 milímetros. Mas nos primeiros 19 dias do mês, praticamente não choveu em Maringá. Os registros apontaram 1,4 milímetro de chuva no mês todo, um déficit de 74 milímetros. 

O meteorologista Samuel Braun explicou que essa anomalia é o reflexo de um bloqueio atmosférico. “Tivemos ao longo desse mês de julho uma situação de bloqueio atmosférico no início do mês, ou seja, nos primeiros dez dias de julho praticamente não choveu e as temperaturas se mantiveram elevadas em função dessa situação de bloqueio atmosférico, que ocorre quando os ventos em diferentes níveis da atmosfera acabam impedindo o avanço das frentes frias até o Paraná. Posteriormente, houve alguma situação de chuva e agora novamente nós estamos com essa condição de bloqueio atmosférico se configurando aqui sobre o sul do Brasil. E em função dessa atuação destes dois bloqueios atmosféricos, a chuva está bem abaixo da média em boa parte do estado, com destaque para a região noroeste e no norte pioneiro, onde praticamente não choveu”, disse.

Segundo ele, na região de Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Paranavaí, a chuva acumulada neste mês é praticamente zero. “Em torno de um, dois milímetros. Então praticamente não choveu, isso em função de apenas um sistema frontal, uma frente fria que conseguiu chegar ao Paraná com um pouco mais de intensidade”.

Em Umuarama e Paranavaí houve um déficit de chuva de 68 e 58 milímetros, respectivamente.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade