HCM realiza primeira terapia de reposição enzimática; entenda
Foto: Divulgação

Qualidade de vida

HCM realiza primeira terapia de reposição enzimática; entenda

Saúde por Luciana Peña em 21/11/2025 - 08:36

O Hospital da Criança de Maringá (HCM) realizou esta semana a primeira sessão de terapia enzimática numa paciente com doença genética rara. Existem em torno de oito mil doenças raras. 70% delas de origem genética, como neste caso. O Hospital da Criança garante diagnóstico precoce, tratamento com geneticista e aumenta a chance de longevidade com qualidade de vida para os pacientes. A terapia de reposição enzimática é um tratamento semanal que o paciente recebe ao longo de toda a vida.

Na última terça-feira (18), o Hospital da Criança de Maringá (HCM) realizou a primeira sessão de terapia enzimática.

A sessão começou às 7h e durou toda a manhã.

A paciente tem uma doença genética rara que impede que o corpo regenere determinadas proteínas, que se acumulam no organismo provocando sequelas graves.

A doença pode afetar, por exemplo, a visão, o esqueleto e o coração; e até incapacitar a pessoa.

O procedimento, intravenoso, foi acompanhado pelo médico geneticista Arthur Arenas Périco.

Ele explica que a paciente terá que realizar o procedimento semanalmente ao longo de toda a vida. [ouça o áudio]

Existem oito mil doenças raras e a maioria, 70%, de origem genética. Nem todas têm tratamento porque a pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos é muito cara. [ouça o áudio]

A paciente que recebeu a primeira sessão de reposição enzimática teve um diagnóstico precoce no próprio Hospital da Criança, iniciando rapidamente o tratamento.

O Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras do Hospital da Criança de Maringá começou a funcionar em maio deste ano, três anos antes do previsto.

O serviço oferece consultas especializadas com médico geneticista, exames genéticos específicos para aprofundar a investigação diagnóstica e acesso a terapias avançadas, e agora, medicações de alto custo administradas no hospital.

Um alívio para as famílias que antes buscavam diagnóstico e tratamento em outras cidades ou estados, numa jornada angustiante. [ouça o áudio]

A proposta do HCM é também ser um centro de pesquisa sobre doenças raras.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade