IAP decide cancelar autorização de abatedouro: “processo inadequado”
Divulgação

Meio Ambiente

IAP decide cancelar autorização de abatedouro: “processo inadequado”

Meio Ambiente por Victor Simião em 21/02/2019 - 18:32

A decisão foi tomada após Prefeitura de Maringá apontar irregularidades no descarte de lodo feito pela GTFoods. Empresa utilizou o documento do Instituto Ambiental do Paraná para se defender da ação da Prefeitura de Maringá.

O Instituto Ambiental do Paraná decidiu cancelar a autorização que a GTFoods tem para utilizar um solo agrícola para o despejo de lodo. A medida foi tomada nesta quinta-feira, um dia após a Prefeitura de Maringá multar o abatedouro. O executivo municipal apontou irregularidades no descarte de materiais, em um terreno próprio da empresa, e aí multou o abatedouro em R$ 2 milhões.

Segundo o IAP, o processo da empresa é inadequado. O Instituto Ambiental do Paraná informou que após a autorização para o uso da área de despejo de resíduos da GTFoods ser cancelada, um novo processo deve ser iniciado. Aí vai ser feita uma nova análise para saber quais atividades estão sendo executadas de maneira irregular. É o que explicou Ivonete Coelho da Silva Chaves, diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP.

A assessoria de imprensa da GTFoods informou que não havia sido notificada pelo IAP na tarde desta quinta. E que vai respeitar a decisão do instituto assim que for informada oficialmente.

A decisão do instituto muda a ação da empresa. É que a indústria, após ter sido multada pela Prefeitura, disse estar agindo corretamente. Como justificativa, utilizou a autorização de uso do solo feita pelo IAP, documento que vai ser cancelado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade