IBGE realiza pesquisa de saúde em sete municípios da região Noroeste
IBGE Maringá

PNS 2019

IBGE realiza pesquisa de saúde em sete municípios da região Noroeste

Saúde por Carina Bernardino em 06/09/2019 - 19:20

Dados serão coletados até dezembro. Pedido é para que população receba os agentes de pesquisa nos domicílios

Há dez dias, a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) está sendo realizada em mais de 3 mil municípios do país por agentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). A estimativa é visitar 108 mil domicílios até fevereiro de 2020, já os primeiros resultados serão divulgados até 2021. Na região Noroeste, os dados de saúde estão sendo coletados em sete cidades: Maringá, Paiçandu, Sarandi, Cianorte, Mandaguari, Terra Boa e Paranapoema. De acordo com o técnico do IBGE, Cássius de Brito, essa é a segunda vez que a PNS é realizada. A primeira ocorreu em 2013. 

Além dos dados sobre doenças crônicas, a PNS também levanta outros indicadores sobre sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool e saúde bucal. Na coleta de informações, a população também tem a oportunidade de avaliar o SUS (Sistema Único de Saúde).

A PNS é a mais completa pesquisa de saúde da América Latina, que dá continuidade a um ciclo de investigações realizadas pelo IBGE a cada cinco anos. Por isto, é importante que os moradores recebam bem os agentes de pesquisa.

A PNS 2013 mostrou, por exemplo, que entre a população com 18 anos ou mais de idade, 14,5% fumavam cigarro e 24,0% ingeriam bebida alcoólica pelos menos uma vez por semana. Entre as mulheres que tiveram filho no período de referência da pesquisa, 54,7% fizeram cesariana. Outros dados da pesquisa estão disponíveis no site: www.ibge.gov.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade