Imagens aéreas mostram dimensão da cratera na Avenida São Paulo, em Maringá; veja
Foto: Luiz Lemos

Cidade

Imagens aéreas mostram dimensão da cratera na Avenida São Paulo, em Maringá; veja

Cidade por Camila Maciel/ GMC Online em 15/10/2025 - 10:10

Funcionários da Secretaria de Infraestrutura de Maringá trabalham desde segunda-feira (13) para reparar a cratera que se abriu no canteiro central da Avenida São Paulo, no trecho entre as avenidas Mauá e Horácio Raccanello Filho.

O buraco, que tem mais de 7 metros de profundidade, foi causado pelo rompimento de duas galerias pluviais devido à forte chuva que atingiu a cidade nos últimos dias.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre domingo (12) e segunda-feira (13) o acumulado de precipitação na cidade foi de 77,6 milímetros.

Em nota, a prefeitura informou que deve finalizar o serviço, que inclui a recuperação das tubulações das galerias de água pluvial e a pavimentação do trecho, em até 10 dias úteis. No entanto, para isso, as condições climáticas precisam ser favoráveis.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, para evitar problemas futuros, a prefeitura deve licitar uma empresa para realizar uma limpeza geral e completa nas bocas de lobo da cidade. Além disso, pretende solicitar que a empresa utilize robôs com GPS para identificar fraturas no solo e possíveis vazamentos.

“A ideia é instalar uma câmera dentro da galeria, acoplada a um robô que percorra toda a estrutura. Quando for identificado algum problema, o equipamento registra automaticamente a localização exata por GPS, com longitude e latitude. Assim, é possível abrir exatamente no ponto onde está o defeito. A proposta é justamente usar a tecnologia disponível hoje para facilitar esse tipo de trabalho”, explica.

Acesse GMC

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade