Importação de tilápias do Vietnã abala toda uma cadeia produtiva

CBN Rural

Importação de tilápias do Vietnã abala toda uma cadeia produtiva

CBN Rural por Rogério Recco em 23/01/2024 - 16:41

O Brasil vem se consolidando como um importante produtor e exportador de tilápias, tendo no Paraná a sua principal referência. A criação dessa espécie de peixe é uma interessante alternativa de renda, principalmente, para pequenos produtores, que diversificam os seus negócios. E, nos últimos anos, vários investimentos importantes foram realizados em indústrias, em especial na região oeste do estado.

Acontece que no ano passado começaram a surgir notícias da importação de tilápias do Vietnã, e embora o Governo Federal tenha garantido na ocasião que isso não passava de inverdades, elas se confirmaram. Sim, por mais absurdo que seja, o Brasil está importando tilápias do Vietnã, uma medida tomada de surpresa, na calada da noite, que pode trazer grandes prejuízos aos produtores e à cadeia produtiva como um todo. O pior, ainda, é que setores do governo federal, responsáveis por autorizar a importação, afirmam desconhecer a entrada do produto no país, praticamente admitindo não haver nenhum tipo de controle.

O CBN Rural conversou sobre isso com Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico do Sistema Faep/Senar-PR, que está estudando medidas para tentar impedir que importações danosas como essas, continuem. A insegurança criada pela importação fora de controle pode também, segundo Nicolle, afugentar investimentos.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade