Indígenas resgatados em condições de trabalho escravo voltam para aldeias
Foto: Divulgação/Secretaria de Inspeção do Trabalho

Itambé

Indígenas resgatados em condições de trabalho escravo voltam para aldeias

Paraná por Luciana Peña em 23/10/2025 - 10:25

O Ministério Público do Trabalho enviou uma nota à redação da CBN Maringá em que informa que os trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão em Itambé estão recebendo os valores devidos na manhã desta quinta-feira (23) e irão na sequência voltar para as cidades de origem.

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estão no local e irão acompanhar os ônibus em que os trabalhadores serão transportados de volta para casa, inclusive os indígenas que devem retornar para as aldeias de origem.

Confira a nota na íntegra:

“O Ministério Público do Trabalho em Maringá, representado pela procuradora do trabalho Dra Liana Claudia Borges Paulino, informa que as medidas determinadas pelo TAC emergencial firmado resolvem apenas as questões mais urgentes sobre o caso. Após o atendimento dele, o MPT prossegue com o inquérito civil já existente em face das empresas tomadora e empregadora para a tomada de outras medidas cabíveis, na esfera extrajudicial e judicial, inclusive a propositura de ação civil pública, com pedido de dano moral coletivo e demais pedidos cabíveis para prevenção de ilícitos futuros como os que aqui se apresentaram. O MPT aguarda agora a realização dos pagamentos e o retorno dos trabalhadores à sua origem, bem como a entrega dos autos de infração que ainda serão lavrados pelo auditor fiscal do trabalho para a tomada de todas as medidas judiciais e extrajudiciais que o caso necessita para resolução total da questão. Para o Ministério Público do Trabalho é meta institucional e de suma importância combater e erradicar os casos de trabalho em condições análogas às de escravo no Brasil.”

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade