INSS informa que não irá suspender benefício por falta de prova de vida
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Previdência

INSS informa que não irá suspender benefício por falta de prova de vida

País por Luciana Peña em 05/02/2024 - 08:25

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não irá suspender o benefício de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta de prova de vida presencial.

É o INSS que precisa comprovar que o segurado está vivo. A norma está em vigência desde fevereiro de 2022. E para comprovar que o cidadão está vivo o INSS faz cruzamento de dados com outros órgãos, como por exemplo, a Receita Federal e a Justiça Eleitoral.

Houve, no entanto, uma procura por atendimento nas agências do INSS por causa de um comunicado enviado a quase três milhões de segurados nascidos entre janeiro e março.

Eles não tiveram os dados validados durante o cruzamento de informações.

Ao todo, mais de quatro milhões e 350 mil pessoas com datas de aniversário de janeiro a março não tiveram suas informações confirmadas.

O comunicado é uma rotina para que o aposentado ou pensionista tenha conhecimento da situação, mas ele não precisa ir a uma agência do INSS e nem ao banco onde recebe o benefício.
O próprio INSS fará a busca ativa enviando um funcionário até o endereço indicado no cadastro do segurado. Por isso a importância de manter o cadastro atualizado.

O INSS também irá aprimorar a busca por mais bases de dados para ampliar o cruzamento de informações. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048   

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade