Interior do Paraná tem maioria da população e renda per capita baixa
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Interior do Paraná tem maioria da população e renda per capita baixa

O Assunto é Política por Diniz Neto em 18/09/2018 - 15:17

CONTAGEM REGRESSIVA Terça-feira, dia 18 de setembro. Faltam 19 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições 2018.

INTERIOR DO PARANÁ TEM MAIORIA DA POPULAÇÃO E RENDA BEM MENOR

A Região de Curitiba tem 32% da População do Paraná e concentra 60% da receita fiscal do Estado. Essa concentração ocorreu principalmente no período 1990-2010.

O eixo Londrina-Maringá tem 16% da população e 9% da receita. Nossa renda ‘per capita’ de apenas 1/3 da renda da região metropolitana de Curitiba.

O povo do interior é maioria, mas possui uma renda ‘per capita’ muito abaixo.

Sem dúvida é precisa perguntar aos candidatos ao governo como pretendem atuar para iniciar um processo de redução desta enorme diferença.

 CPI PARA INVESTIGAR EMPRESA CONCESSIONÁRIA DO TRANSPORTE COLETVO PERDE DOIS VEREADORES

Na reunião da comissão que investiga a empresa concessionária do transporte coletivo de Maringá, o vereador Carlos Mariucci (PT) apresentou a sua renúncia. Ele deixou a CPI e também a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Alegou motivos “particulares” para as renúncias. A Victor Simião, o vereador disse que estava pedindo para sair das comissões para se dedicar à campanha de Fernando Haddad, que ele coordena em Maringá e região.

 Outro vereador não compareceu. Chico Caiana (PTB), está se licenciando para se dedicar à campanha política. Sua licença foi votada hoje, na sess]ao. Será por 120 dias. Com isto assume o primeiro suplente do PTB, Luiz Pereira. Na sessão desta quinta-feira ele já deverá participar.

 A princípio a comissão prosseguirá com Alex Chaves (PHS) na presidência, Sidnei Telles (PSD) na relatoria e Jean Marques (PV) como membro.

 O secretário de Gestão, Rogério Calazans, foi ouvido. Reafirmou que a empresa cumpre um papel essencial para o município e que por isto é preciso saber quais as reais condições empresariais da concessionária.

Estão licenciados os vereadores Mario Verri (PT), Odair Fogueteiro (PHS), Do Carmo (PSL) e Homero (Pros) e Chico Caiana (PTB).

 QUESTÃO DA COMPRA DE VAGAS – CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TEM OUTRA PROPOSTA, EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO

O Conselho Municipal de Educação é contra a compra de vagas e apresentou à administração municipal sugestões para manter o ensino na esfera pública.

O Conselho, através da sua presidente, professora Priscila Guedes da Luz, pediu à Prefeitura que apresente o edital para credenciamento das creches que poderão vender vagas ao município.

O Conselho espera receber este edital na sua reunião marcada para o dia 20, quinta-feira, às 8 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade