Justiça atende MP e determina interdição da cadeia de Alto Paraná
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

MPPR

Justiça atende MP e determina interdição da cadeia de Alto Paraná

Segurança por Brenda Caramaschi em 24/05/2023 - 09:45

A Justiça determinou a interdição imediata da cadeia pública da cidade. A liminar atende a pedido formulado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, após um incêndio na unidade carcerária.

O incêndio, ocorrido na noite de segunda-feira (22), resultou em 16 presas feridas, sete delas com necessidade de internação hospitalar. O fogo teria sido causado por um problema na rede elétrica da unidade carcerária.

A Justiça determinou que a carceragem da Cadeia Pública de Alto Paraná (57 km de Maringá) deve ser interditada imediatamente, até que sejam realizadas as reformas e adequações da infraestrutura necessárias à garantia de salubridade e segurança das pessoas presas, verificadas por laudos do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Por enquanto, as detentas devem permanecer na Penitenciária Estadual de Maringá, para onde foram transferidas de maneira emergencial. Onze detentas permanecem na Cadeia Pública pois a galeria em que estão alojadas não foi atingida pelo incêndio, mas elas também precisarão ser transferidas. O não cumprimento da determinação resultará em multa.

Em 2015 o Ministério Público já havia aberto uma ação civil pública pedindo a reforma da atual carceragem ou a construção de um novo estabelecimento penal em razão da precária situação da Cadeia Pública de Alto Paraná. Para o MP, o incêndio atestou a necessidade urgente de melhorias no espaço.

A CBN está tentando contato com o Deppen para comentar a decisão judicial.

(atualizado às 15h23): Em nota, o Deppen informou que em cumprimento à determinação judicial, todas as pessoas em privação de liberdade (PPL) foram transferidas para a Penitenciária Estadual de Maringá. Apenas uma detenta continua internada e deve ter alta nesta quarta-feira (24).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade