Justiça determina suspensão de redes sociais de ONG de resgate de animais
MP - Divulgação

Maringá

Justiça determina suspensão de redes sociais de ONG de resgate de animais

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 01/03/2024 - 16:30

A Justiça determinou a suspensão das redes sociais de um homem investigado por usar as redes para pedir doações para supostos tratamentos de animais domésticos, em especial cães e gatos. Segundo o Ministério Público, ele é investigado por publicar vídeos e fotos de animais em sofrimento para sensibilizar os seguidores para fazerem doações via pix ou por vaquinhas online. A 13ª Promotoria de Justiça de Maringá conseguiu a decisão liminar favorável nessa ação civil pública ajuizada contra o líder dessa ONG.
De acordo com as investigações do Ministério Público, as ações ocorreram entre 2021 e 2022.
Durante as investigações, o MP apurou que a ONG não tinha registro formal e não apresentava prestação de contas dos valores arrecadados. Além disso, no local onde o requerido mantinha informalmente a entidade, foram encontrados animais em situação de maus-tratos O promotor Nivaldo Bazoti explica.

A liminar, expedida pela 7ª Vara Cível de Maringá, determinou que o investigado suspenda a conta/perfil nas redes sociais ou aplicativos de mensagem, sob pena de multa diária de R$ 500. Além disso, ele também fica impedido de acordo com o MP de receber qualquer doação de terceiros com o propósito de cuidados com animais, sendo possível a aplicação de multa equivalente ao dobro do valor recebido indevidamente. No mérito da ação civil, a Promotoria de Justiça requer a condenação dele ao pagamento de dano moral ambiental coletivo em valor não inferior a R$ 300 mil, a serem destinados ao Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Fundema). A reportagem não conseguiu contato com o investigado. O espaço segue aberto para manifestação dele.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade