Justiça suspende compra de carro de luxo pela Prefeitura de Goioerê
Imagem ilustrativa: Reprodução/internet/MPPR

Região

Justiça suspende compra de carro de luxo pela Prefeitura de Goioerê

Paraná por Victor Ramalho em 24/05/2022 - 16:25

Um processo licitatório previa a compra de um automóvel, no valor de R$ 352 mil, para uso preferencial do gabinete do prefeito. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), após o Executivo não acatar uma recomendação administrativa feita anteriormente pelo órgão.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação contra a Prefeitura de Goioerê, para impedir a compra de um automóvel de luxo, no valor de R$ 352 mil, por parte do Executivo. A Justiça acatou o pedido do MP e suspendeu a licitação, em uma decisão publicada nessa segunda-feira (23).

De acordo com a licitação, o automóvel, modelo SUV, seria para uso preferencial do gabinete do prefeito da cidade. Chama a atenção, no entanto, algumas exigências pedidas aos interessados em participar do edital, como banco de couro, conexão Bluetooth e sensores de estacionamento.

Antes de ajuizar a ação, o Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê, havia expedido uma recomendação administrativa, pedindo que a Prefeitura suspendesse a licitação, considerando que a compra poderia causar dano ao patrimônio público e "a aquisição de um veículo de enorme valor é desnecessária neste momento". A recomendação foi expedida no dia 4 de maio. A reportagem da CBN teve acesso ao documento nesta terça-feira (24).

Mas de acordo com o MP, o Executivo Municipal não acatou a orientação. Por conta disso, a ação foi ajuizada. O prefeito de Goioerê, Betinho Lima (PSD), se tornou réu no caso.

No processo licitatório, a administração municipal justificou a aquisição do automóvel pela necessidade de redução de custos e como uma forma de prevenção contra a Covid-19 em viagens, para que o gestor público não precisasse ir a aeroportos.

No entanto, na ação ajuizada pelo MP-PR, o órgão rebate o argumento, afirmando que a fase mais severa da pandemia já havia passado.

A reportagem da CBN procurou a prefeitura de Goioerê e o prefeito Betinho Lima para comentar o caso. Por meio de nota, o Executivo informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre a ação. O prefeito, por sua vez, afirma que a recomendação administrativa do Ministério Público não foi acatada pois não foi identificada qualquer irregularidade no processo licitatório. Por fim, a Prefeitura de Goioerê afirma que a licitação foi aberta se pautando em necessidade pública concreta.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade