Justiça suspende lei que criou privilégios para a elite do funcionalismo em Maringá
Prefeitura de Maringá | Foto: Arquivo/PMM

Finanças públicas

Justiça suspende lei que criou privilégios para a elite do funcionalismo em Maringá

Política por Luciana Peña em 25/08/2020 - 10:07

A lei complementar 1.214 permite que procuradores, médicos, contadores, arquitetos e engenheiros atinjam o topo da carreira mais cedo e incorpora gratificações aos salários. Publicada em março deste ano, um pouco antes da pandemia, a lei do Executivo não prevê o impacto da medida na Previdência, que também é paga com o dinheiro de todos os contribuintes.

A lei 1.214 de 2020 de autoria do Executivo foi aprovada em primeira discussão em fevereiro deste ano.

Naquela época os motoristas da Prefeitura de Maringá, com salários defasados há anos, lutavam por uma gratificação.

Mas em fevereiro, quem conseguiu benefícios foram os servidores com os mais altos salários no funcionalismo municipal: procuradores jurídicos, médicos, arquitetos, engenheiros e contadores.

A lei permitiu a incorporação aos salários destes servidores de verbas, gratificações, abonos e adicionais que eles já recebiam.

O líder do prefeito na Câmara, Alex Chaves, disse que não haveria impacto no orçamento do município. [ouça no áudio acima]

Mas ninguém falou na época sobre o impacto desta medida na Previdência municipal. O repórter Victor Simião apurou que a Maringá Previdência não tinha sido consultada sobre a nova lei. [ouça no áudio acima]

A lei também criou um plano de carreira próprio para estes servidores que são a elite do funcionalismo. Em vez de artingir o topo da carreira com 37 anos de serviço como a imensa maioria dos 13 mil servidores municipais, eles agora podem progredir mais rapidamente na carreira e atingir o topo com apenas 33 ou 29 anos de serviço dependendo da função.

Publicada em 6 de março, pouco antes do início da pandemia, a lei começou a valer. Mas foi suspensa por decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá. A decisão do juiz Nicola Frascati Junior é dessa segunda-feira (24).

A lei foi suspensa por uma liminar concedida pela Justiça a um cidadão que entrou com uma ação popular. O advogado dele, Diego Alvarez Cristiano, explica por que o cliente decidiu ajuizar uma ação contra esta lei. [ouça no áudio acima]

Na ação, a Prefeitura afirma que todos os ritos para a aprovação da lei foram cumpridos, mas a Maringá Previdência confirma que não foi consultada. No dia 18 de fevereiro de 2020, na quarta reunião ordinária do Conselho Administrativo da Maringá Previdência, o conselheiro Edson Pallari pergunta se houve um cálculo atuarial, ou seja, a conta sobre os pagamentos futuros de aposentadorias e pensões.

A diretoria superintendente respondeu que não. Vale lembrar que a aposentadoria de servidores municipais é paga em parte com o dinheiro dos impostos arrecadados. Quando há déficit, o prejuízo também é repartido com toda a sociedade.

Um contador contratado pelo autor da ação calculou que em 34 anos de pagamento de aposentadorias e pensão para 200 servidores beneficiados com a lei, o município desembolsará 60 milhões de reais.

Na ação, a Justiça dá prazo de 20 dias para que a Prefeitura de Maringá apresente contestação. E pede que o MInistério Público tome conhecimento dos fatos. A Prefeitura informou que não foi notificada oficialmente da decisão judicial.

Atualizado às 7h30 de 26.08.20 - Para corrigir a informação de que a lei permite aos servidores que se aposentem mais cedo. O correto é que eles atingem o topo de carreira mais cedo. Mas o tempo de contribuição para aposentadoria é constitucional: 30 anos para mulheres e 35 para homens. Como essas categorias atingem o topo da carreira mais cedo, não precisam continuar trabalhando até completar 37 anos de serviço, como a maioria,  para se aposentar com o nível mais alto de remuneração.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade