Lei que coloca ‘faltômetro’ na saúde é promulgada em Maringá
A iniciativa do vereador William Gentil foi aprovada em maio, na Câmara de Vereadores de Maringá (Foto: Divulgação/CMM)

Educativa

Lei que coloca ‘faltômetro’ na saúde é promulgada em Maringá

Política por Victor Simião em 10/06/2020 - 15:33

A iniciativa é para deixar público o número de pessoas que agendam procedimentos mas que não comparecem nas unidades de saúde da cidade. 

A iniciativa do vereador William Gentil foi aprovada em maio, na Câmara de Vereadores de Maringá. Como não foi sancionada pelo prefeito, o projeto se tornou lei após a promulgação feita pelo presidente do Legislativo, vereador Mário Hossokawa. A lei passou a valer no dia 05 deste mês. E consta no Diário Oficial do dia 09.

Conforme o projeto, o “faltômetro” é para divulgar o número de faltas em agendamentos feitos nas unidades de saúde de Maringá. A ideia é deixar em um espaço público, para que todas as pessoas vejam. A lei exige que seja informado o número de faltas por especialidade. Conforme a iniciativa, deve haver “faltômetros” nas unidades básicas de saúde de Maringá, unidades de pronto atendimento e hospitais públicos.

O efeito seria mais educativo do que prático.

Quando as pessoas faltam, o município paga pela consulta ao prestador de serviço. Então é um problema, disse Gentil à CBN em maio. [ouça no áudio acima]

No primeiro quadrimestre deste ano, 20% dos exames e consultas não foram realizados porque as pessoas faltaram, de acordo com a Secretaria de Saúde.

 

Lembre-se: ao sair de casa, use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade