Podcast ‘Linha do Tempo’: Fundamental para o desenvolvimento da cidade, comércio de Maringá precedeu a criação do município
Foto: Divulgação

Episódio 3

Podcast ‘Linha do Tempo’: Fundamental para o desenvolvimento da cidade, comércio de Maringá precedeu a criação do município

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 23/05/2022 - 13:10

O comércio de Maringá foi fundamental para que a cidade conseguisse se desenvolver e atraísse novos moradores para uma região do Paraná até então pouco explorada. O terceiro episódio do podcast “Linha do Tempo”, projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos de Maringá, reuniu convidados para explicar o desenvolvimento e a importância do comércio para a região e relembrar algumas empresas que marcaram a história do município. 

projeto “Linha do Tempo” foi desenvolvido para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, comemorado neste mês. No primeiro episódio do podcast foi possível acompanhar a trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No segundo episódio, o podcast relembrou a história da comunicação em Maringá

Continuando o passeio pela história de Maringá, a jornalista Brenda Caramaschi conversou com o jornalista e pesquisador Rogério Recco, que destacou que o comércio maringaense precedeu a criação do município. “Maringá começou como uma casa comercial. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em 1942, decidiu fazer o avanço à região oeste do estado, porque a companhia havia adquirido vastas glebas de terra no norte e noroeste do Paraná, e depois de Londrina, as atenções já se voltavam para a criação de um polo em Maringá. Em 1942, prefeitos e outras autoridades se deslocaram para cá para lançar a pedra fundamental de Maringá. [No mesmo ano], foi construído um pequeno hotel, que hoje fica na Avenida Brasil, para receber trabalhadores e, logo depois, com a venda dos terrenos, essa região se encheu de casas e construções, muitas delas comerciais”, explicou Recco. 

Segundo ele, apesar de ser um espaço ainda sem infraestrutura, onde as terras eram utilizadas para o plantio e não havia qualquer organização de sociedade, a região que viria a se tornar Maringá chamava muito a atenção de moradores de municípios vizinhos. De acordo com ele, as terras eram muito baratas e de fácil aquisição, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas. “Houve um surto muito rápido de venda de terras e muita gente que vinha para cá eram produtores pobres, que chegavam aqui e faziam casinhas de eucalipto no meio do mato, e aí entra um outro detalhe do comércio: esses comerciantes, donos dessas casas de ferragens, secos e molhados, por alguns anos financiaram esses produtores. [Essas pessoas] compravam nas cadernetas e pagavam na colheita. O comércio inicial de Maringá foi importantíssimo, também, para dar sustentação a esses produtores que vieram para cá quase sem recurso nenhum para fazer a vida”, considerou. 

Entre os primeiros estabelecimentos comerciais de Maringá estava a “Casa Paratodos”, uma loja de “secos e molhados”, como eram chamados na época os armazéns onde eram vendidos diversos tipos de produtos, de alimentos a combustíveis. 

Claudio Pietrobon, neto do fundador da Casas Paratodos, relembrou que o avô, que já era um comerciante, conheceu o norte do Paraná e percebeu a necessidade de diversas pessoas que estavam se mudando para cá em ter acesso a produtos básicos. “Ele constituiu as Casas Paratodos com três filiais: a matriz em Cambé, uma em Jaguapitã e uma em Maringá. Em 1955, nos mudamos todos [para Maringá] e eu cresci ali [no meio das Casas Paratodos]. O que eu me lembro bem da loja é o cheiro dos grãos, o cheiro do café, o cheiro do bacalhau que era vendido em postas… Vendia-se ferragens, serras para cortar madeira, parafusos, roupas”, relembrou Pietrobon. 

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá. 

'A Linha do Tempo - Maringá 75 anos" tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel - Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade