Mandaguaçu entra no mapa das cidades inteligentes
O servidor de Mandaguaçu João Renato Antoniazzi (direita) na entrega do prêmio Mundo GeoConect (foto: divulgação/Prefeitura de Mandaguaçu)

Tecnologia

Mandaguaçu entra no mapa das cidades inteligentes

Tecnologia por Luciana Peña em 30/07/2019 - 14:34

Em dois anos, com geoprocessamento, a cidade descobriu 600 imóveis que não pagavam IPTU, aumentou em R$ 800 mil a arrecadação com o imposto e passou de 60 fiscalizações de imóveis por mês para 180 por dia. As inovações com tecnologia renderam vários prêmios para a cidade e estão chegando a outras áreas.

Até 2016, Mandaguaçu, pode-se dizer, era uma cidade analógica. A gestão municipal mal sabia quantos imóveis havia na cidade. De lá pra cá, a cidade entrou no mapa, o mapa digital. E não foi muito difícil. A primeira ideia foi terceirizar o geoprocessamento que permite o mapeamento de todos os imóveis por imagens. Algo que já existe em Maringá há anos. Mas o custo seria alto: 1 milhão de reais. A solução foi caseira. A própria equipe da Prefeitura trabalhou no projeto, que custou bem menos, 200 mil reais. A parte mais cara foram as fotos áreas feitas de avião. Hoje em dia, os drones dão conta do recado. Com base cartográfica digital tudo mudou. A gestão descobriu, por exemplo, que 600 imóveis da cidade nem pagavam IPTU.   Os fiscais que corriam atrás de terrenos baldios com mato alto e entulho conseguiam percorrer 60 imóveis por mês. Hoje fiscalizam 180 por dia. A iluminação pública é toda mapeada também. Na tela do celular os funcionários sabem quantos postes e quais precisam de manutenção. E tudo é feito rapidinho, porque é possível planejar o trabalho. O coordenador dos projetos é o servidor João Renato Antoniazzi, especialista em geoprocessamento. Ele já está trabalhando em outros projetos. Na educação, o mapeamento dos estudantes vai reorganizar toda rede municipal de ensino.

A tecnologia vai até aumentar a vida útil do cemitério de Mandaguaçu, que precisa de mais vagas. 

Os projetos renderam a Mandaguaçu vários prêmios. De prêmios estaduais como o da Rede Cidades Digitais a um prêmio internacional do Mundo Geo Conect. O cidadão que entrou para o mapa graças à tecnologia, vai ter acesso a serviços cada vez mais ágeis e eficientes.

E Mandaguaçu pode ter sido a única cidade do país a fazer um censo demográfico por conta própria. De outubro de 2017 a julho de 2018, foram levantadas informações sobre sexo, faixa etária, renda, escolaridade entre outras informações dos mais de 19 mil moradores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade