Manifestantes protestam contra mudança nas regras
Luciana Peña/CBN Maringá

Reforma da Previdência

Manifestantes protestam contra mudança nas regras

Política por Luciana Peña em 08/03/2019 - 11:08

 A manifestação reúne sindicalistas, populares e até aposentados. 

 

Atualizado às 10h50 de 09.03 -A reportagem da CBN entrou em contato com o Conselho Nacional de Justiça para comentar a fala do deputado Ênio Verri.

Atualizado às 14h50 de 11.03 - o CNJ informou por email que o órgão não irá se manifestar

Centenas de manifestantes se reuniram na manhã desta sexta-feira (8) em frente à agência do INSS em Maringá. Foi um protesto contra o texto da reforma da Previdência apresentado pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal Ênio Verri participou. Ele diz que a reforma apresentada pelo governo ataca privilégios, o que é bom. Mas no geral as mudanças prejudicam os trabalhadores, diz o deputado, que vai votar contra.

Entre os manifestantes, muitos servidores públicos e sindicalistas como a Edna Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde. Edna e as colegas vieram de preto.

A professora Marina Colli engrossou a manifestação porque acredita que as mulheres serão as mais prejudicadas com a reforma. Hoje mulheres que só conseguem comprovar 15 anos de serviço se aposentam aos 60 anos de idade. Quem consegue comprovar 30 anos de contribuição tem a chance de se aposentar mais cedo. Pela reforma, não haverá mais aposentadoria por tempo de contribuição e por isso todas as mulheres só poderão se aposentar aos 62 anos. No caso de professores da rede privada a idade mínima é 60 anos, tanto para homens quanto mulheres.

Até quem já é aposentado participou da manifestação. O aposentado Neivo Pierangeli ainda não está por dentro de todas as mudanças, mas também acredita que a reforma da Previdência vai prejudicar os trabalhadores, principalmente mulheres.

A quadra na Avenida XV de novembro em frente ao INSS foi interditada para o protesto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade