Maringá chega à marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19
Imagem ilustrativa/foto: Mileny Melo/PMM

Imunização

Maringá chega à marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 21/05/2021 - 10:23

Depois de quatro meses desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, Maringá alcançou a marca de 100 mil pessoas vacinadas. O número foi atingido nessa quinta-feira (20), quando Adriana Ferreira Barbosa, maringaense de 38 anos, recebeu a primeira dose do imunizante – já que é hipertensa – na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti. 

“Estou muito feliz porque fui imunizada. É uma conquista muito grande, um sentimento de segurança, mas, ao mesmo tempo, de proteção com as outras pessoas que não tomaram a vacina ainda”, afirmou.

A vacinação contra o coronavírus em Maringá começou em 19 de janeiro, com a aplicação do imunizante na servidora do Hospital Municipal de Maringá Ana Paula de Oliveira Machado, de 37 anos. Após quatro meses de trabalho intenso das equipes da Secretaria de Saúde, a cidade enfim atingiu 23% da população vacinada com a primeira dose. 

O percentual, inclusive, mostra que Maringá está à frente da média de vacinação do Paraná, que vacinou aproximadamente 19% da população, e do Brasil, que tem cerca de 18% de imunizados com a primeira dose. 

O prefeito Ulisses Maia e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, acompanharam a vacinação na UBS Tuiuti nesta quinta-feira e reconheceram o trabalho de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na imunização dos maringaenses. “Parabenizo toda equipe da saúde. Vocês são símbolo de competência, esforço e amor ao próximo. Estamos trabalhando arduamente para voltar a normalidade”, disse Maia. 

“Temos servidores que trabalham na linha de frente,  administrativos, motoristas, os que estão atuando na vacinação. Cada um com sua importância para o enfrentamento da pandemia”, afirmou Puzzi. 

Até o momento, ao menos sete grupos prioritários já começaram o processo de vacinação: idosos e trabalhadores de instituição de longa permanência; trabalhadores da saúde; maiores de 60 anos; pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidade; trabalhadores de força de segurança e salvamento; trabalhadores da educação.

Continuidade na imunização

Maringá segue os planos estadual e nacional de vacinação contra a Covid-19. Por isso, pelas diretrizes impostas, o município atualmente vacina, principalmente, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, agentes de segurança e trabalhadores da educação. 

Nesta sexta-feira (21) podem se vacinar com a primeira dose: 

- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Pessoas com comorbidades: 18 a 59 anos – hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular, diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC acima ou igual a 40), pneumopatias crônicas graves, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, cirrose hepática e doença cerebrovascular);
- Pessoas com Síndrome de Down: 18 a 59 anos.
- Pessoas com doença renal crônica em diálise: 18 a 59 anos.
- Pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC): 18 a 59 anos.
- Profissionais de saúde que estiverem com o nome em listas fornecidas pelos conselhos: 35 anos ou mais – Conselhos: Medicina, Odontologia (somente para odontólogos), Farmácia, Psicologia, Nutrição, Biomedicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e terapeuta ocupacional.

Todos devem apresentar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades precisam preencher um formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (acesse aqui).

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que já estão no prazo para o reforço do imunizante. Veja os horários e locais de aplicação das doses:

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM
A maringaense Adriana Ferreira Barbosa, 38 anos, recebeu a 100ª dose da vacina contra a Covid-19
A maringaense Adriana Ferreira Barbosa, 38 anos, recebeu a 100ª dose da vacina contra a Covid-19
Vacinômetro divulgado nesta sexta-feira (21), às 10h13, pela Prefeitura de Maringá
Vacinômetro divulgado nesta sexta-feira (21), às 10h13, pela Prefeitura de Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade