Maringá está entre as 25 melhores cidades em qualidade de vida para idosos
Maringá ocupa a 21ª posição em qualidade de vida para idosos no Brasil. Foto: Cléber França/GMC Online

Ranking

Maringá está entre as 25 melhores cidades em qualidade de vida para idosos

Cidade por Iasmim Calixto/GMC Online em 20/11/2023 - 12:13

Divulgado em novembro, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, levantamento elaborado pelo Instituto de Longevidade, aponta Maringá como a 21ª cidade com maior qualidade de vida para idosos em todo o Brasil.

Maringá foi avaliada entre as cidades de grande porte, aquelas com mais de 100 mil habitantes. Ao todo, 326 municípios compõem essa análise.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maringá tem, atualmente, uma população de mais de 409 mil pessoas, onde cerca de 74 mil são idosos (60 anos ou mais) – os dados completos da população por faixa etária podem ser conferidos aqui.

O Instituto de Longevidade analisou 5.570 municípios brasileiros, divididos entre cidades de grande, médio e pequeno porte. Curitiba, capital do Estado, ocupa a 5ª posição, e Londrina, na região Norte do Paraná, figura em 9º lugar.

No ranking geral, São Caetano no Sul (SP) ocupa a 1ª posição, seguida de Vitória (ES) e Santos (SP) em terceiro lugar.

O índice

Nesta edição, o IDL busca ranquear todos os 5.570 municípios brasileiros segundo três dimensões, consideradas as de maior relevância para a longevidade da população de interesse, qual seja, a das pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em cada dimensão, são levantados diversos indicadores, cujos resultados são considerados para o cálculo de um índice específico para cada dimensão. A média ponderada dessas dimensões gera o escore IDL de cada município para o ano de referência

Em sua nova versão, o IDL é calculado a partir da média ponderada de 23 indicadores, normalizados, distribuídos em 3 dimensões, divulgados ao menos anualmente por instituições academicamente reconhecidas (IBGE, DATASUS, INSS, STN, TSE, INEP e Anatel). As três dimensões são: Economia, com peso de 35% na composição final do índice, Socioambiental (30%) e Saúde (35%).

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade