Maringá FC se fecha, segura o empate em Curitiba e avança para a final do Campeonato Paranaense
Maringá FC avançou para a final do Campeonato Paranaense | Foto: Eduardo Somer

Futebol

Maringá FC se fecha, segura o empate em Curitiba e avança para a final do Campeonato Paranaense

Esporte por Felippe Gabriel/GMC Online em 24/03/2024 - 21:00

No Couto Pereira, o Maringá FC empatou em 0 a 0 com o Coritiba, na noite deste domingo (24), pela segunda partida da semifinal do Campeonato Paranaense, avançando para a final da competição estadual. O jogo foi transmitido pela CBN Maringá em 95,5 FM e pelo Youtube.

A classificação veio após a vitória maringaense na primeira partida, pelo placar de 2 a 0, ocorrida em Maringá, no domingo (17).

Agora, o Dogão aguarda a definição do adversário da decisão entre Athletico e Operário. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (27), às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba. Na primeira partida, vitória rubro-negra por 2 a 1. 

Quem avançar, medirá forças com o Maringá FC na grande final, no próximo sábado, 30. O local e o horário ainda serão definidos. Caso o Athletico avance, o jogo acontece em Maringá, no WD. Caso o Operário avance, a primeira partida da final acontece em Ponta Grossa, no Estádio Germano Krüger.

O JOGO

Na partida de ida da semifinal, ocorrida no domingo (17), em Maringá, o Tricolor venceu o Coritiba pelo placar de 2 a 0, indo com a vantagem do empate e podendo sair derrotado por um gol de diferença na partida de hoje.

O confronto, inicialmente previsto para acontecer somente na quinta-feira (28), precisou ser adiantado para este domingo (24), em razão da primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, marcada para o dia 2 de abril. Como o Athletico-PR jogará pela competição continental neste dia e para respeitar o descanso dos atletas entre as partidas, todo o calendário do Campeonato Paranaense precisou ser alterado, inclusive os dias das finais, que acontecerão nos próximos dois sábados, 30 de março e 6 de abril.

O primeiro tempo foi de um Maringá seguro e que priorizou não levar gol. Com um ótimo trabalho de uma defesa muito bem organizada, o Tricolor não atacou com muita intensidade, mas conseguiu bloquear as ofensivas do Coritiba por um bom tempo. 

Somente na segunda parte da etapa inicial que o Coxa imprimiu o seu ritmo e chegou com perigo ao gol de Dheimison. Damião, Frizzo e o zagueiro Maurício Antônio (por duas vezes) assustaram. Mesmo assim, o Maringá não se intimidou e se mostrou muito seguro ao levar a partida empatada para o intervalo.

Já a etapa final foi um ataque contra defesa. O Coxa permaneceu perto do gol maringaense por quase todo o tempo, mas barrou na boa defesa do Dogão, que não se deu ao luxo de atacar. Quanto mais o minutos passavam, mais o Coritiba pressionava, buscando um primeiro gol a todo custo. Foi quando, aos 37’, o zagueiro Vilar, do Maringá, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aumentando ainda mais o sofrimento e forçando o Tricolor a se fechar por completo.

O que deu certo. O Maringá conseguiu não ser vazado e garantiu a classificação para a final do Campeonato Paranaense.

1º tempo

A partida começou quente, mas entre os jogadores. Foram várias as reclamações com o árbitro Lucas Paulo Torezin antes dos 20 minutos, principalmente após um choque de cabeças, que fez o volante Arilson precisar de atendimento médico por conta de um sangramento. 

Mas enquanto o clima entre os adversários era quente, as jogadas não tinham a mesma intensidade. O Maringá foi a Curitiba para segurar a vantagem construída no primeiro jogo e conseguiu não tomar gol no início, pois priorizou a defesa e bloqueou qualquer trama Coxa Branca.

Tentando furar o bloqueio, o Coritiba não construiu boas jogadas, mas tentava abrir o placar o quanto antes.

A primeira jogada de mais perigo da partida foi em uma cobrança de falta direta de Figueiredo, aos 33’, mas Dheimison estava bem posicionado e mandou para escanteio. Na sequência da jogada, em bola levantada na área pela direita, o zagueiro Maurício Antônio subiu mais que todo mundo e mandou muito perto do gol.

O Coritiba pareceu gostar mais do jogo e foi aparecendo com mais qualidade da área maringaense. Aos 37’, Leandro Damião recebeu cruzamento pela direita e levou muito perigo na cabeçada. E a jogada anterior se repetiu, No escanteio concedido, Maurício Antônio ganhou da zaga tricolor e assustou Dheimison mais uma vez.

Nos minutos finais só deu Coxa. Matheus Frizzo teve chance finalizando de longe (39’) e Vini Paulista teve chute bloqueado dentro da área (41’). O Maringá recuou e esperou o apito final, buscando não ter a meta vazada até o intervalo.

Aos 49 minutos, foi a vez do Dogão chegar em uma boa jogada pela primeira vez. Marcos Vinicius colocou a bola na área de cabeça, Bruno Lopes ajeitou também de cabeça para Morelli, que dominou e finalizou. Morisco, porém, estava atento e fechou qualquer ângulo do volante do Maringá.

2º tempo

O segundo tempo começou mais intenso, com boa presença Coxa Branca no ataque. Aos 8’, Gelado recebeu na entrada da área e cruzou para Robson, que mandou de cabeça para fora, com muito perigo.

Com o tempo passando, o Coritiba, que precisava desesperadamente de um gol para ter chances, ia pressionando o Maringá, que se fechava cada vez mais, confortável com a vantagem. Com as linhas compactas e muita gente bloqueando a área, ao Tricolor Maringaense só restava tentar sair no contra-ataque e o Coxa trabalhava a bola para furar o ferrolho do Dogão.

Assim, aos 22’, Robson escapou pela esquerda e finalizou forte e cruzado. A bola passou por Dheimison, mas Max Miller tirou em cima da linha e não permitiu o primeiro gol do Coritiba.

O jogo virou um ataque contra defesa e o Maringá tentava parar o jogo de qualquer forma. Depois de uma cera de Marcos Vinicius, Figueiredo iniciou uma confusão generalizada e muitos cartões amarelos foram distribuídos. 

Na retomada da partida, aos 37’, Vilar agarrou Leandro Damião na entrada da área a impediu que o atacante partisse em velocidade, recebendo o seu segundo amarelo e, consequentemente, sendo expulso — assim como aconteceu na partida contra o Amazonas, pela Copa do Brasil.

Aos 44’, Brandão apareceu na área para cabecear e exigiu grande defesa de Dheimison, no puro reflexo, que espalmou e viu a bola tocar no travessão antes de sair. Depois, Bianqui tentou de longe e levou perigo.

Com o fôlego renovado após as substituições, o Maringá conseguiu segurar a bola no ataque nos minutos finais, atrasando ainda mais o jogo do Coritiba. O grande trabalho da defesa foi suficiente para levar o Maringá à final.

Após o apito final, os jogadores de ambos os times se estranharam e começaram uma nova confusão, mas que foi controlada.

 

O meia Zé Vitor foi um dos melhores jogadores em campo | Foto: Eduardo Somer
O meia Zé Vitor foi um dos melhores jogadores em campo | Foto: Eduardo Somer

A bola parou de rolar no Couto, mas ela continua na CBN Maringá. Amanhã, 25, às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes do Tricolor Maringaense na temporada. 

Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 0x0 Maringá FC – Semifinal do Campeonato Paranaense – Volta

Data e hora: 24 de março de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira – Curitiba (PR)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Bruno Boschilia e Wagner Junior Bonfim Ledo
4º árbitro: Lucas Casagrande
VAR: Adriano Milczvski
Cartões amarelos: Vilar (18’ 1T e 37’ 2T), Matheus Frizzo (30’ 1T), Leandro Damião (32’ 1T), Morelli (42’ 1T), Bruno Melo (45’ 1T), Bruno Lopes (45’ 1T), Rodrigo (12’ 2T), Marcos Vinicius (29’ 2T), Robson (36’ 2T), Figueiredo (36’ 2T), Zé Vitor (43’ 2T), Lucas Ronier (50’ 2T)
Cartões vermelhos: Vilar (37’ 2T)
Gols: –

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (David, 28’ 2T), Maurício Antônio, Bruno Melo, Rodrigo Gelado (Lucas Ronier, 15’ 2T); Arilson (Matheus Bianqui, 50’ 1T), Vini Paulista (Andrey, 28’ 2T), Matheus Frizzo (Brandão, 15’ 2T); Figueiredo, Robson, Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.

Maringá FC: Dheimison; Marcos Vinicius, Ronald, Vilar, Tito, Caíque (Max Miller, 20’ 2T); Rodrigo (Júlio Rodrigues, 35’ 2T), Morelli, Zé Vitor; Serginho (Iago Santana, 15’ 2T), Bruno Lopes (Robertinho, 35’ 2T). Técnico: Jorge Castilho.

Público total: 24.715
Público pagante: 22.515
Público livre: 2.200

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade