Maringá terá a primeira Unidade de Progressão do Paraná
foto: Geraldo Bubniak/AEN

Sistema prisional

Maringá terá a primeira Unidade de Progressão do Paraná

Segurança por Luciana Peña em 22/08/2020 - 09:25

É um modelo novo para presos do regime fechado prestes a ter direito à progressão de pena. A diferença é que todos os presos vão trabalhar e estudar. A Unidade de Progressão terá capacidade para 360 homens e vai funcionar onde hoje é a Cpim, Colônia Penal Industrial de Maringá. 

A Cpim, Colônia Penal Industrial de Maringá, tem uma estrutura privilegiada para a ressocialização de presos. Nela ficam os presos em regime semiaberto. Lá dentro tem uma panificadora, uma fábrica de máscaras e uma de blocos de concreto, uma horta e um lava-car.

Mas a unidade está ganhando novas instalações. Um galpão para receber uma empresa de materiais esportivos está pronto e novas fábricas vão se instalar na unidade.

O investimento já passa de 800 mil reais.

Tudo isso porque o Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, pretende transformar a Cpim numa Unidade de Progressão. Será a primeira do Paraná e promete ser modelo no país.

A Unidade de Progressão irá receber presos do regime fechado. Serão 360 vagas para presos que estão prestes a ganhar o direito de progressão de pena, que não pertençam a facções criminosas, não tenham cometido crimes hediondos e apresentem bom comportamento.

O diretor da Cpim, Osvaldo Messias Machado, explica que o objetivo é que estes presos cumpram a pena trabalhando e estudando.

Quando o preso trabalha e estuda não é só ele e a família dele que saem ganhando. O Estado também. Um preso no Paraná custa em média 3 mil reais ao mês, diz o coordenador regional do Depen, Luciano Brito. Na Unidade de Progressão, o custo será menor.

600 detentos de Maringá e região estão aptos a participar do projeto. Eles serão avaliados e assinarão um documento de compromisso com o projeto. Os presos do semiaberto irão cumprir medidas alternativas de penas, como tornozeleira eletrônica e a Unidade de Progressão ficará apenas para presos do regime fechado.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade