Ministério da Saúde vai distribuir novo lote de vacina pentavalente

Vacina

Ministério da Saúde vai distribuir novo lote de vacina pentavalente

Saúde por Carlos Emori em 09/01/2020 - 16:04

Falta da vacina na rede pública faz pais comprarem na rede privada e o custo é de R$ 300 por dose.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9) que um novo lote da vacina pentavalente começará a ser encaminhada para os municípios.

A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). A vacina é aplicada em bebês aos 2, 4 e 6 meses de vida. Ainda, é necessário aplicar o reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade. 

Em Maringá a vacina só é encontrada em estabelecimentos particulares e custa R$ 300 cada uma. Segundo a técnica do Programa de Imunização do Estado, Fernanda Crosewski, a chegada de novas vacinas é lenta porque o Ministério da Saúde não produz a dose, ela é comprada da Organização Pan-Americana de Saúde.

Em período de distribuição normal da vacina, a cota mensal necessária para atender os municípios do Paraná é de 60 mil doses. Com a falta da vacina, o número deve aumentar, segundo Fernanda Crosewski.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá o município ainda não foi informado oficialmente sobre o recebimento de novas doses da vacina pentavalente, mas afirmou que a necessidade mensal é de 1.500 doses.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade