Morador de Jandaia do Sul vai receber indenização de banco que não debitou parcela de financiamento
Foto Ilustrativa: Divulgação/Justiça Federal do Paraná

Imóvel

Morador de Jandaia do Sul vai receber indenização de banco que não debitou parcela de financiamento

Economia por Geovan Petry em 08/08/2022 - 15:47

A Caixa Econômica Federal não debitou parcela de contrato imobiliário firmado com correntista que teve o nome negativado. A CEF deve regularizar a parcela em débito automático que corresponda a data de vencimento da conta.

A decisão é do juiz federal Pedro Pimenta Bossi, da 1ª Vara Federal de Maringá. O morador de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, informou que mesmo com saldo positivo na conta corrente, uma das parcelas não foi debitada e o seu nome foi inscrito em cadastro restritivo de crédito. O valor total do contrato com o banco é de R$ 79.597,77 e a forma de pagamento acordada foi a do débito automático na conta bancária.

O correntista afirmou que a parcela de março deste ano não foi debitada o que resultou no nome negativado. A pessoa, segundo a ação, procurou o banco na cidade de Jandaia do Sul para saber o motivo do débito não ter sido realizado.

O juiz, na decisão, afirma que a instituição financeira deveria comprovar que não houve a cobrança da parcela mesmo havendo saldo disponível suficiente na conta do correntista o que causou restrição do nome da pessoa nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito.

Comprovado o dano moral, a fixação do valor levou em conta, por exemplo, as condições pessoais do morador, a intensidade do dolo, a extensão do dano moral e a gravidade dos efeitos.
Na decisão, o magistrado determinou ainda ao banco que regularize as cobranças do contrato de financiamento habitacional da parte autora, de modo que a data do débito automático corresponda à parcela de março de 2022.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade