MP ainda avalia informações sobre Sepat
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/MP-PR

Apuração

MP ainda avalia informações sobre Sepat

Cidade por Victor Simião em 10/08/2020 - 17:39

A promotoria do Patrimônio Público apura a suspeita de gastos na Secretaria de Saúde de Maringá. Por escrito, a Secretaria de Patrimônio explicou o funcionamento das compras. O Ministério Público considera o assunto complexo e não descarta mais pedidos de informação.

A Promotoria de Patrimônio Público do Ministério Público de Maringá segue avaliando as informações enviadas pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Logística e Compras, a Sepat. Devido a uma abertura de apuração, chamada de “notícia de fato”, o MP quer saber se de fato a Prefeitura tem pago até três vezes mais na compra de produtos para a Secretaria de Saúde. O trabalho do MP começou a ser feito em junho, após um vereador protocolar o pedido de investigação. Na Câmara de Maringá, parlamentares trabalham em uma CPI.

Em um documento com três páginas, o secretário de Patrimônio, o coronel da reserva da Polícia Militar Paulo Carstens, encaminhou explicações à promotoria de Patrimônio Público. Na resposta, ele explica como funcionam as compras feitas pela pasta dele e como são feitas comparações com consórcios de Saúde.

A CBN apurou que o Ministério Público ainda analisa o documento por alguns motivos. Internamente, o promotor Pedro Ivo, responsável pelo trabalho, está atuando no Gaeco para substituir o promotor oficial; além disso, a explicação da Sepat é considerada complexa e merece mais atenção. Em razão disso, o MP não descarta solicitar mais informações à Prefeitura de Maringá.

O promotor Pedro Ivo apura se a Secretaria Municipal de Saúde paga até três vezes mais na compra de produtos em Maringá. O Ministério Público pediu informação a Carstens porque ele cuida da Secretaria de Patrimônio, Compras e Logística. A pasta é a responsável por adquirir produtos para boa parte das secretarias.

Na prática, o Ministério Público ainda não investiga o caso. O termo é apuração. Isso porque o processo é chamado de “notícia de fato”, que pode ou não se transformar em um inquérito. O trabalho do MP foi aberto após um vereador pedir a investigação.

No dia 21 de maio, Biatto disse na Câmara de Vereadores que a Prefeitura paga até três vezes mais na compra de produtos. O assunto repercutiu, foi criticado por parlamentares e Observatório Social.

Jair Biatto se justificou depois. Disse que havia dois motivos para o aumento de preço: burocracia e alta demanda de produtos. Uma CPI foi criada para investigar as compras na saúde nos últimos 12 meses. Biatto já foi ouvido pelo Ministério Público e pela Comissão Parlamentar de Inquérito. No caso da CPI, os vereadores afirmam que a fala de Biatto não se sustenta e que foi um mal entendido.

O MP não descarta transformar a notícia de fato em um inquérito civil - que é como se fosse um segundo passo, caso encontre mais problemas, mas ainda é cedo para ter certeza em relação a isso.

O Ministério Público será notificado via relatório oficial da Câmara de Maringá assim que a CPI for concluída - o que deve ocorrer nos próximos dias. A chance de o processo ser arquivado é grande, já que esse deve ser entendimento da comissão. A situação muda caso a promotoria encontre algo que não seja localizado pela Câmara.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade