Mulher reforma bonecas descartadas e doa a crianças carentes

Maringá

Mulher reforma bonecas descartadas e doa a crianças carentes

Cidade por Portal GMC Online em 27/12/2019 - 14:53

Uma boneca toda rasgada e pintada de canetinha jogada no lixo se transforma em uma "novinha em folha" nas mãos da moradora de Maringá Vanda Moreira da Silva. Com seu talento, ela reforma as que são descartadas e depois doa a crianças carentes.

É assim que a moradora do Jardim Madrid, de 40 anos, ganha vários sorrisos de meninas que sonham em ter uma boneca, mas, muitas vezes, são impedidas por conta da condição financeira familiar.

“É muito gratificante. Semana passada, uma menina estava chorando e, ao ganhar a boneca reformada, saiu toda sorridente, erguendo a boneca para cima”, lembra Vanda, que faz esse trabalho há três anos.

“Os lixeiros sabiam que eu fazia bonecas e as que eles achavam jogadas no lixo, começaram a deixar no meu portão. Foi aí que comecei a reformar e entregar para crianças carentes”, recorda.

Vanda trabalha há seis anos fabricando e vendendo em feirinhas de artesanato bebês reborn, que são bonecas que se parecem muito com bebês de verdade. O trabalho é extremamente detalhista e demorado. Mesmo assim, ela arruma um tempinho para se dedicar às reformas das bonecas descartadas.

“Tem vez que fico até tarde da noite fazendo. Já reformei mais de cem bonecas. Tiro toda a sujeira, as manchas de caneta, limpo para tirar todas as bactérias. Algumas tenho que refazer o corpo, implantar o cabelo, costurar uma roupa nova, é bem trabalhoso”, detalha.

Na maioria das vezes, os itens para a reforma acabam saindo do próprio bolso dela. Mesmo assim e apesar das dificuldades diárias provocadas pela esclerose múltipla - doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos - Vanda não desiste de alegrar as crianças.

“Quando fico sabendo de mães que pedem doações de comida, que são famílias carentes com crianças meninas, peço para vir buscar a boneca. Apesar de ser um trabalho difícil é muito prazeroso”, finaliza.

Por: Nailena Faian/Portal GMC Online 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade