Não existe dinheiro público, existe o dinheiro de quem paga impostos
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Não existe dinheiro público, existe o dinheiro de quem paga impostos

O Assunto é Política por Diniz Neto em 22/10/2018 - 11:00

Estamos a seis dias do segundo turno.

 Gilson, hoje vou inverter e vou perguntar a você e aos ouvintes:

A internet, o Whatsapp foram importantes nesta campanha?

Mas na prática, qual foi o resultado que produziram? Mais informação ou desinformação?

O eleitor brasileiro se tornou mais livre e consciente ou ficou ainda mais confuso diante de tantas notícias falsas e absurdos que continuam circulando na internet?

 FINANÇAS PÚBLICAS

O secretário de Estado da Fazenda, José Luiz Bovo, fez uma palestra no 4º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, evento do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR). O tema foi “Desafios da Gestão Financeira no Estado Moderno”. Base de tudo: Responsabilidade, não gastar mais do que se arrecada. Um Público seleto, de mais de 400 pessoas de todas as regiões do estado, acompanhou atentamente a palestra, encerrada com muitos aplausos.

Algumas frases que ele usou. Uma delas é de Margareth Thatcher: “Não existe esse negócio de dinheiro público, só existe o dinheiro de quem paga impostos”.

Ele chamou a atenção para quatro pilares da gestão pública:

Planejamento, Controle, Transparência e Responsabilidade.

A regra de ouro que ele apresentou vale para a gestão pública, para empresas e até para finanças da família e pessoais:

NÃO GASTAR MAIS DO QUE SE ARRECADA.

Em 2017 o Paraná teve um superávit de R$ 2,5 bilhões. A estimativa para 2018 é de um resultado positivo de R$ 1,7 bilhão.

A frase que encerrou a palestra foi a seguinte: “Independentemente de leis e de vontade política, o fato concreto é que o setor público vive do que retira da sociedade em forma de tributos”.

Mais do que nunca é preciso ouvir especialistas e técnicos que já produziram resultados a partir da colocação em prática das suas ideias.

Estados que não seguem estas regras básicas estão insolventes, com salários em atraso, grande atraso, pagos, quando possível e em alguns casos, em parcelas semanais ou quinzenais.

Não é preciso ser especialista para saber que estados e municípios que não planejam, não controlam, não tem transparência e responsabilidade vão terminar com problemas de caixa, déficit público e todos os problemas decorrentes disto.

 SARANDI

Em Sarandi também já foi dada a largada para a sucessão municipal.

Conrado Ferri, que esteve na coordenação da campanha de Ratinho Junior, é um forte pré-candidato a prefeito, em 2020.

 MANDAGUARI

O vice-prefeito de Mandaguari, Ari Stroher, esteve em Brasília na semana que passou. Foi em busca de recursos para o município.

Ari esteve com os deputados federais João Arruda e Sérgio Souza e também com o senador Requião. Os três, do MDB, garantiram emendas e recursos para Mandaguari.

 SAÚDE

A 2ª Conferência da Saúde vai reunir mais de 30 palestrantes em Maringá, de 5 a 7 de novembro, com o tema “Gestão, Inovação e Acreditação”. Inscrições> http://conferenciadasaude.com.br/

 MEDICINA

O processo seletivo de transferência externa para ingresso no curso de graduação em Medicina da UNINGÁ, para o ano letivo de 2019, está aberto no site da instituição.

 PARA FINALIZAR 

Já dizia Aristóteles, há uns 2.350 anos: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade