Nova epidemia pode ser a “maior de todas” diz especialista
Imagem Ilustrativa/Foto: kbdnews.com/reprodução

Dengue

Nova epidemia pode ser a “maior de todas” diz especialista

Saúde por Luciana Peña em 17/12/2019 - 11:43

Os números do atual ciclo epidemiológico da dengue estão acima da média dos últimos dez anos, por isso,  caso o Paraná tenha uma epidemia da doença será a maior já registrada. É que a população ainda não é imune ao vírus que está circulando no estado. O alerta é para que se elimine água parada. 

Enquanto a dengue está silenciosa, a população vai relaxando com os cuidados diários. O principal deles: eliminar a água parada. É onde o mosquito Aedes Aegypti deposita os ovos. E são apenas sete dias para que novos mosquitos estejam por aí ameaçando a saúde de todos. Todos mesmo, porque o mosquito vai longe. O Paraná já enfrentou muitas epidemias. Muitas pessoas morreram por causa da dengue. E os números mostram que o estado pode enfrentar uma nova epidemia. Os especialistas estão vendo o fantasma desta epidemia se aproximar na curva epidemiológica que registra os casos confirmados de dengue semana após semana. Os números estão bem acima da média da última década diz a médica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paraná, Ivana Belmonte.

O perigo é maior agora porque a população não é imune ao  vírus que está circulando no Paraná. Por isso a especialista diz que se o estado tiver uma grande epidemia será a maior de todas. 

E nesta terça-feira a Sesa divulga mais um boletim epidemiológico com os dados da última semana.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade