Nova espécie de dinossauro é descoberta em Cruzeiro do Oeste
Foto: Divulgação/Museu Nacional

Ciência

Nova espécie de dinossauro é descoberta em Cruzeiro do Oeste

Paraná por Letícia Tristão em 18/11/2021 - 15:32

O município, que é conhecido no estado como "Cidade dos Dinossauros", é um rico sítio paleontológico e já tem outras espécies catalogadas. Apenas 20% do espaço do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste foi explorado, o que indica que pode haver outras espécies a serem descobertas na região.

O solo da cidade de Cruzeiro do Oeste, na região Noroeste do Paraná, guarda muita história e descobertas científicas marcadas nas rochas. Dezenas de fósseis já foram encontrados no município, principalmente de espécies de pterossauros, o que deu à Cruzeiro do Oeste o título de Cidade dos Dinossauros pela Alep, a Assembleia Legislativa do Paraná.

O primeiro esqueleto de dinossauro encontrado em Cruzeiro do Oeste e no Paraná foi o “Vespersaurus paranaensis”, cuja pesquisa foi divulgada em junho de 2019.

O sítio paleontológico da cidade tem outras espécies catalogadas no Museu Nacional. E a descrição de mais um fóssil estudado foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

A espécie foi batizada de Berthasaura leopoldinae. Segundo os pesquisadores, o dinossauro é de porte pequeno e tem aproximadamente um metro de comprimento. O animal viveu no período Cretáceo, que está entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.

De acordo com a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, as rochas com o fóssil dessa espécie foram encontradas no município anos atrás e parte do material retornou para a cidade. Segundo ela, as escavações no local vão ser retomadas. [ouça o áudio acima]

O Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste está em uma área de mais de 400 metros quadrados. Segundo a prefeita, nem 20% foi explorado, o que significa que muitos outros fósseis podem ser encontrados no local. [ouça o áudio acima]

As outras espécies encontradas em Cruzeiro do Oeste foram: os pterossauros “Keresdrakon vilsoni” e “Caiuajara dobruskii”.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Dinossauro Berthasaura leopoldinae | arte: Maurílio Oliveira | Museu Nacional
Dinossauro Berthasaura leopoldinae | arte: Maurílio Oliveira | Museu Nacional
Foto: Museu Nacional
Foto: Museu Nacional

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade