Nova frente fria deixará dias gelados na virada do mês; confira a previsão para Maringá
Imagem ilustrativa/Foto: Gilson Abreu/AEN/arquivo

Queda de tempertura

Nova frente fria deixará dias gelados na virada do mês; confira a previsão para Maringá

Cidade por Ivy Valsecchi/GMC Online em 23/05/2023 - 16:12

Após vários dias com noites e manhãs geladas nos estados do Sul e do Sudeste, as temperaturas estão mais altas nesta semana e, apesar de ainda estarem amenas na madrugada e ao amanhecer, já não há expectativa de temperaturas negativas.

Segundo o Instituto Climatempo, o ar frio intenso já saiu do Brasil, o que permite a elevação da temperatura. Mas o ‘calorzinho’ não vai durar muito tempo, conforme o Instituto, pois o radar já mostra uma forte massa de ar frio de origem polar para os últimos dias de maio e começo de junho – veja abaixo as previsões para Maringá.

A frente fria que vai trazer a nova onda de frio começa a provocar chuva no Sul do Brasil no próximo sábado, 27 de maio. De acordo com o Climatempo, a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai também já terá pancadas de chuva desta frente fria.

Entre os dias 28 e 31 de maio, a frente fria deve avançar sobre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e provocar um pouco de chuva em vários estados. Mas a chuva não vai se estender por muito tempo.

De acordo com o Climatempo, essa frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil. O ar frio deve se espalhar não só sobre a Região Sul, mas sobre a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste. É possível ainda que o ar polar avance até Rondônia e Acre, provocando o fenômeno da friagem.

Quando começa a esfriar?

Conforme o Climatempo, ainda é cedo para estimar valores de temperatura com boa precisão, mas já se pode dizer que a queda da temperatura no Sul do Brasil já começará no sábado, 27, e em áreas de Mato Grosso do Sul e até do sul de São Paulo essa queda deve começar durante a tarde e noite do domingo, 28 de maio.

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, o ar frio vai se espalhar sobre o centro-sul do Brasil.

Geada e neve

Por enquanto, não há indicativo de que possa nevar no Sul do Brasil com esta nova frente fria. Mas conforme o Climatempo, esta possibilidade ainda não está completamente descartada.

As condições para geada voltam a aumentar muito sobre o Sul do Brasil nos últimos dias de maio de 2023, e segundo o Climatempo, não dá para descartar, por enquanto, a chance de alguma geada em São Paulo e até em Mato Grosso do Sul.

Maringá

Em Maringá, os próximos dias continuarão com temperaturas mais altas, segundo o Climatempo. Contudo, o mês de junho começará com mínima de 6ºC e máxima de 24ºC – veja abaixo as previsões para os próximos dias na cidade.

Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade