Oito pessoas são presas em operação contra a sonegação de impostos estaduais
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Setor de Transportes

Oito pessoas são presas em operação contra a sonegação de impostos estaduais

Segurança por Luciana Peña em 11/01/2022 - 12:04

A operação comandada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná,  cumpriu 46 mandados judiciais em Maringá. A investigação apurou que seis empresas dos setores de transporte e construção civil em nome de laranjas deixaram de pagar R$ 12,5 mi em tributos. 

Um esquema que funcionou por pelo menos oito anos.

Em oito meses de investigação, a Divisão Estadual de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná, descobriu seis empresas envolvidas nesse esquema milionário de sonegação de impostos estaduais. Cinco delas do setor de transporte e uma da construção civil.

Nesta terça-feira (11), os policiais cumpriram 46 mandados judiciais, oito deles de prisão e 18 de busca e apreensão, todos em Maringá.

Um dos mandados de prisão não foi cumprido porque o alvo estava viajando. Nas buscas, uma pessoa foi autuada em flagrante por porte ilegal de armas. Além de armas, foram apreendidos veículos de alto valor e dinheiro.

O esquema funcionava assim: a associação criminosa abria empresas em nome de laranjas e pagava parcelas irrisórias de impostos. O grosso era sonegado.

Quando a sonegação entrava no radar da Receita Estadual do Paraná, os empresários fechavam as firmas suspeitas e abriam outras com a mesma finalidade de burlar o fisco. Estima-se um prejuízo de R$ 12,5 mi em tributos.

O esquema funcionou por tanto tempo porque é de difícil apuração, explicou o delegado Gustavo Marques de Brito. [ouça o áudio acima]

Os suspeitos vão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e estelionato porque uma das empresas em nome de laranjas tomou empréstimos junto ao Banco do Brasil e não pagou. As empresas desenvolviam atividade econômica, mas algumas não tinham nem funcionários. Entre os presos também estão laranjas. A CBN não conseguiu contato com a defesa dos detidos na operação.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade