Os primeiros representantes eleitos por Maringá - História das Eleições

Podcast

Os primeiros representantes eleitos por Maringá - História das Eleições

Podcast por Reginaldo Dias em 23/09/2020 - 10:07

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias. 

Ouça o terceiro episódio:

Olá, pessoal, vamos abordar hoje como o povo do distrito de Maringá elegeu seus primeiros representantes para a Câmara Municipal de Mandaguari.


Maringá se tornou distrito do recém-criado município de Mandaguari em outubro de 1947. De início, exerceu o cargo de prefeito no novo município o Sr. Ary Pereira da Cunha, nomeado pelo governador, mas em dezembro daquele ano ocorreu uma empolgante eleição para prefeito e vereadores.


Naquele momento, já vinham sendo formados, aqui em Maringá, os partidos que passariam a arregimentar os candidatos e os votos. Os mais influentes foram o Partido Social-Democrático (PSD), liderado no Paraná pelo governador Moyses Lupion, o Partido Republicano, liderado no Paraná pelo governador Bento Munhoz da Rocha, a União Democrática Nacional (UDN), apoiada aqui na região pelos dirigentes da companhia de terras do Norte do Paraná. Logo viriam a ser formados o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), liderado pelo presidente Getúlio Vargas, o Partido Social Progressista (PSP), liderado pelo governador de São Paulo Ademar de Barros. E o Partido da Representação Popular (PRP), liderado nacionalmente por Plínio Salgado.


Em dezembro de 1947, disputaram a preferência dos eleitores três candidatos a prefeito de Mandaguari: Décio Pullin (Partido Social Democrático), Waldemar Gomes da Cunha, conhecido como Waldemar Barbudo (União Democrática Nacional) e Aleixo Leão de Oliveira (Partido da Representação Popular).


O eleito foi o candidato Décio Pullin, do PSD, que venceu o candidato apoiado pela companhia de Terras do Norte do paraná, o Waldemar Gomes da Cunha.
Para o distrito de Maringá, o fato marcante foi a eleição dos dois primeiros vereadores: Arlindo Planas (UDN) e Napoleão Moreira da Silva (PSD). Os dois viriam ser eleitos vereadores, em futuro próximo, para a Câmara Municipal de Maringá.


Nessa eleição de 1947 podemos detectar a formação da liderança política de Maringá. De um lado, Napoleão Moreira da Silva; de outro, os irmãos PLANAS, Ângelo e Arlindo Planas.


A posição que Ângelo Planas e Napoleão Moreira da Silva detinham como comerciantes permitia a formação de um amplo círculo de relações. No seu livro Terra Crua, o escritor Jorge Duque Estrada explicou que os armazéns de Ângelo Planas e Napoleão Moreira da Silva “eram verdadeiras cooperativas, que ajudaram a ‘formar’ inúmeros sítios, fazendas e chácaras”. Podemos acrescentar que eles fizeram muitos amigos e muitos desses amigos se tornaram seus eleitores.


Em 1951, houve nas novas eleições para prefeito e vereadores. Na abrangente área do município de Mandaguari, houve uma explosão populacional, e isso se refletia na ampliação do eleitorado e número de representantes. Em um certame eleitoral muito disputado, foi eleito prefeito municipal o candidato Antônio Sinézio da Cruz (PTB). Nas 10 urnas instaladas em Maringá, constata-se que os moradores do distrito também preferiram Antônio Sinésio da Cruz.


O mais importante é que houve a ampliação da representação local na Câmara de Vereadores. Maringá elegeu 4 vereadores: Henrique Pinto Pereira (UDN), Waldomiro Planas (PR), José Jardim Siqueira (PTB) e José Inocêncio Neto (PTB). Henrique Pinto Pereira não assumiu sua cadeira; tomou posse o seu suplente, David Rabelo de Oliveira, também com domicílio em Maringá.


Quando ocorreu essa eleição, porém, o foco político já era outro. Em 14 de novembro foi APROVADA A LEI 790/51, que desmembrou o município de Mandaguari e criou o município de Maringá. Maringá não queria mais ser representada em Mandaguari. Queria ter o seu próprio prefeito e a sua Câmara Municipal. Falarei disso em nosso próximo encontro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade