OSM entrega relatório sobre compras na Saúde para CPI
O relatório foi feito a pedido da CPI da Saúde, que investiga por que o valor pago nas licitações municipais é até três vezes maior do que na iniciativa privada (Foto: Rodisley Souza/CBN Maringá)

Licitações

OSM entrega relatório sobre compras na Saúde para CPI

Política por Luciana Peña em 18/06/2020 - 14:27

O Observatório Social de Maringá apurou compras feitas pela Secretaria de Saúde de Maringá desde 2018. O relatório foi feito a pedido da CPI da Saúde, que investiga por que o valor pago nas licitações municipais é até três vezes maior do que na iniciativa privada, como disse o secretário.O relatório aponta falhas na formação de preço de mercado.

O relatório elaborado pelo Observatório Social de Maringá é detalhado. São dez páginas endereçadas ao presidente da CPI da Saúde, Flávio Mantovani.

Os técnicos do Observatório analisaram compras feitas pela Secretaria de Saúde de Maringá desde 2018. Compras de insumos e medicamentos.

O levantamento foi um pedido da própria CPI.

Segundo a presidente do Observatório Social, Giuliana Lenza, a análise concluiu um problema na formação de preços das licitações.

É que em muitas compras o fornecedor que venceu a licitação cobrou um valor até 50% menor do que o máximo estipulado em edital.

O que a princípio parece um mérito da concorrência, que fez cair o preço, quando se torna uma constante, leva a pensar que a comissão de licitação não está cotando corretamente o valor de mercado, concluiu o Observatório. [ouça no áudio acima]

Outro problema apontado são os registros de preços para quantidades muito altas que no final nem são adquiridas. [ouça no áudio acima]

O Observatório também avaliou compras com dispensa de licitação durante a pandemia. O presidente da CPI ainda não leu o documento. A prefeitura informou que vai aguardar o relatório final da CPI.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade