Ouvinte questiona atendimento na UPA de Sarandi
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sarandi

Saúde

Ouvinte questiona atendimento na UPA de Sarandi

Paraná por Victor Simião em 01/09/2020 - 16:51

A filha dele foi examinada, mas médico não pediu exame da Covid-19. Dias depois, a mulher realizou o teste e o resultado foi positivo. 

O autônomo Elieser dos Santos entrou em contato com a CBN com uma reclamação: o do atendimento que a filha dele teve na Unidade de Pronto Atendimento em Sarandi. No domingo (30), ela foi até o local com sintomas gripais, problemas no paladar, mas sem febre. Aí, o médico recomendou um antibiótico mas não o exame de Coronavírus. A filha do autônomo estava com sintomas desde sexta-feira (28).

Na segunda (31), ainda com os mesmos incômodos, ela voltou à UPA. Mesmo sem ser consultada, perguntou sobre a possibilidade de fazer o exame. A resposta foi não.

Nesta terça-feira (01), ela fez o exame de PCR em uma clínica privada. O resultado deu positivo para a Covid-19.

Foi por isso que Elieser dos Santos acionou a nossa equipe. Como o poder público pode controlar o coronavírus se às vezes entende a doença como gripe?, questionou. [ouça no áudio acima]

A CBN entrou em contato com a direção da UPA em Sarandi. Os responsáveis preferiram não gravar entrevistas, mas um deles disse que irá enviar uma nota.

Em resumo, a direção informou que o diagnóstico é feito pelo médico, então cabe a ele saber o que recomendar. Além do mais, disse que no prontuário da mulher havia ao menos um conflito de informação, o que poderia ter gerado alguma falha de comunicação.

O município garante ter capacidade de fazer exames em casos de suspeita.

Sarandi tem mais de 900 casos confirmados de coronavírus e 14 mortes até esta terça.

Atualização em 03 de setembro, às 11h:

A direção da Unidade de Pronto Atendimento se manifestou por meio de nota. O texto foi enviado à CBN na noite dessa quarta-feira (02).

Nele, informou que a paciente foi atendida segundos os protocolos do Ministério da Saúde, e o que aconteceu foi o resultado de um desencontro de informações dadas pela paciente "no acolhimento e posteriormente ao médico que prestou o atendimento."

O texto segue dizendo que a UPA tem capacidade humana e material para fazer os exames de detecção da Covid-19 e que a unidade está pronta para fazer o melhor e reconhecer falhas "quando assim forem notadas".

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade