Ouvinte questiona bilhetagem digital nos ônibus de transporte coletivo
Rafael Macri / PMM

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Ouvinte questiona bilhetagem digital nos ônibus de transporte coletivo

Cidade por Luciana Peña em 21/08/2025 - 15:26

O novo sistema não informa mais a quantidade de bilhetes disponíveis, apenas o crédito em reais Para saber quantas passagens restam, é preciso fazer a conta. A migração do antigo sistema para o novo entre os usuários comuns completa uma semana.

As empresas TCCC de transporte urbano e Cidade Verde de transporte metropolitano estão implantando o sistema de bilhetagem digital.

Pelo aplicativo Bipay é possível comprar créditos e pagar as viagens.

A recarga pode ser paga por PIX e para passar na catraca é só gerar um QR Code.

A tecnologia também permite o pagamento por cartão de crédito ou débito, mas neste caso sem integração.
O objetivo é facilitar a vida do usuário.

Mas tem usuário insatisfeito.

O ouvinte da CBN Edson Silva, de Paiçandu, sugeriu uma reportagem sobre um detalhe do aplicativo que na opinião dele, em vez de facilitar, dificultou a vida do usuário de ônibus.

Na bilhetagem digital não é possível controlar o número de bilhetes disponíveis.

No sistema antigo funcionava assim: o usuário comprava 10 passagens e a cada vez que passasse pela catraca podia conferir no painel o número de bilhetes que restavam.

Agora, o aplicativo só informa quanto o usuário tem de crédito.

O gerente de sistemas de TI da TCCC, Francislei Riedo, explica que é preciso fazer a conta para transformar crédito em bilhetes. [ouça o áudio]

O sistema está ainda em processo de migração. Faz uma semana que o usuário comum está utilizando a bilhetagem digital. [ouça o áudio]

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