Paciente em tratamento diz que falta adesivo de nicotina na rede pública
Imagem ilustrativa/Agência Brasil

Cigarro

Paciente em tratamento diz que falta adesivo de nicotina na rede pública

Saúde por Luciana Peña em 25/10/2018 - 09:21

O tratamento para parar de fumar é oferecido em todas as unidades básicas de saúde. O adesivo de nicotina, que reduz os efeitos da abstinência, é uma das formas de tratamento. Segundo o paciente que entrou em contato com a CBN, em Maringá o adesivo está em falta há dois meses.

Depois de fumar por 18 anos, o analista de sistema Erik Araújo decidiu parar. Mas para isso buscou ajuda na rede pública de saúde. É um tratamento oferecido pelo Ministério da Saúde e bastante divulgado na luta contra o cigarro.

O primeiro passo é a consulta com um médico. Depois o paciente participa de quatro reuniões em grupo, com fumantes que querem largar o vício. No grupo do Erick eram sete fumantes.

Ao final das reuniões, médico e paciente decidem juntos qual o próximo passo, ou seja, qual a melhor forma de tratamento. São três opções. Parar gradativamente sem uso de qualquer medicamento.

O adesivo de nicotina, que reduz os efeitos da abstinência, e o medicamento mais forte. Erik optou pelo adesivo. Mas descobriu que não iria conseguir dar início ao tratamento porque o adesivo está em falta.

A reportagem da CBN entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Maringá. A Secretaria informou que o tratamento é de responsabilidade da 15ª Regional de Saúde. 

Atualizado às 16h50- na Regional de Saúde a informação é que o adesivo de nicotina é assunto da atenção primária, mas todos os profissionais desta área estão num curso externo. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade