Pessoas com deficiência ocupam apenas 1% das posições de liderança
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Inclusão no mercado de trabalho

Pessoas com deficiência ocupam apenas 1% das posições de liderança

Economia por Brenda Caramaschi em 16/10/2025 - 10:19

Apesar da inclusão ser considerada uma discussão importante nas empresas, pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades para ocupar cargos de liderança no Brasil. Segundo a plataforma de promoção à equidade Diversitera, num recorte temporal entre julho de 2022 e agosto de 2025, com mais de 114 mil indivíduos pesquisados trabalhadores em grandes e médias empresas, o acesso de pessoas com deficiência a posições de liderança ainda é limitado.

Pessoas com deficiência são apenas 2% dos colaboradores em posições de média liderança, enquanto pessoas sem deficiência representam 97,7%. Além disso, apenas 1,2% de pessoas com deficiência estão em posições de alta liderança, enquanto pessoas sem deficiência representam 98,5%. Ainda de acordo com os dados da Diversitera, 72% das pessoas com deficiência estão em funções operacionais, como auxiliares, assistentes e aprendizes.

Alex Duarte, Fundador do Cromossomo 21 e Educador Social, diz que o capacitismo (preconceito que subestima a capacidade das pessoas com deficiência) é o principal problema a ser enfrentado. Para que o cenário seja mais favorável à carreira desses profissionais é preciso mudar a consciência.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade