Polícia Federal apura fraudes no recebimento do auxílio emergencial
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Umuarama

Polícia Federal apura fraudes no recebimento do auxílio emergencial

Segurança por Luciana Peña em 06/04/2021 - 11:17

Duas pessoas foram presas. Elas são suspeitas de embolsar R$ 1 mi em benefícios. A polícia sabe que os suspeitos utilizavam programas de computador para identificar  CPFs aptos a receber o auxílio emergencial do Governo Federal. Com o material apreendido será possível entender exatamente como era executada a fraude.

A Operação Checker foi deflagrada nesta terça-feira (6) em Umuarama. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão.

O objetivo é apurar fraude no recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal.

O nome da operação é uma referência ao programa de computador utilizado pelos investigados.

São softwares que indicavam os titulares de CPFs aptos a receber o benefício.

Os saques eram realizados no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, pelo PIX.

A polícia acredita que outras pessoas estejam envolvidas, mas entre os presos nesta terça-feira (6) está o suspeito de ser o responsável pelo esquema e que já vinha sendo investigado por outros crimes parecidos desde o início da pandemia.

Os suspeitos podem ter embolsado R$ 1mi e feito centenas de vítimas.

A materialidade do crime está comprovada, disse o delegado da Polícia Federal em Guaíra, Pedro Henrique Turim de Oliveira. Resta agora saber como a fraude era executada. Os documentos e equipamentos apreendidos vão ajudar na apuração. [ouça o áudio acima]

A Polícia Federal adotou uma logística para evitar contágio durante a operação que contou com 12 policiais. Todos receberam equipamentos de proteção individual.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade