Polícia prende 17 pessoas de grupo envolvido em morte de PM
Foto: PMPR/divulgação

Operação Até o Último Homem

Polícia prende 17 pessoas de grupo envolvido em morte de PM

Segurança por Brenda Caramaschi em 16/11/2023 - 10:47

Polícia Civil e Polícia Militar promovem ação conjunta com o cumprimento de ordens de busca e apreensão e 17 prisões em Maringá e região. Os mandados judiciais executados na operação foram expedidos pelo Juízo Criminal de Cianorte a pedido do MPPR.

A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (16) em uma união do Ministério Público do Paraná, da Polícia Civil e da Polícia Militar voltada a desarticular uma associação criminosa que, dentre outros crimes, é suspeita de envolvimento com a morte de um policial. A Operação 'Até o Último Homem' culminou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal e 7 mandados de prisão temporária nas cidades de Cianorte, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Jussara, Cruzeiro do Sul, Paranacity e Engenheiro Beltrão. Outras 10 pessoas foram presas em flagrante.

Foram apreendidas 15 armas de fogo, farta munição de vários calibres, 6 veículos e aproximadamente 16 kg de drogas. A ação foi conduzida pelo MPPR por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte, da 21° Subdivisão de Polícia Civil e da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Os alvos da operação são investigados pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Há indícios de que o grupo criminoso seja estabelecido no Paraná, com subdivisões em outros estados e até ramificação no Paraguai. O promotor de justiça José Paulo Montesino da Silva fala sobre a ação. [ouça o áudio acima]

Na época do crime, alguns dos criminosos tinham sido identificados após a Polícia Militar parar, na madrugada do dia 16 de setembro, em Cruzeiro do Sul, um carro onde eles estavam – os ocupantes fugiram, deixando para trás o veículo, onde havia diversas munições.

A partir da identificação dos fugitivos, a PM localizou o endereço onde eles estariam escondidos, em Cianorte. Um grupo de policiais militares dirigiu-se ao local, de onde saiu um carro, que foi acompanhado pela viatura policial. Ao serem abordados, os ocupantes do veículo entraram em tiroteio com os policiais, o que resultou na morte de um deles e de dois dos criminosos. Todos os integrantes do grupo foram localizados e detidos, inclusive as pessoas que guardavam as armas e davam abrigo aos foragidos.

(atualização às 11h15) Um confronto durante a operação policial para o cumprimento de um mandado de prisão no distrito de São Lourenço, em Cianorte, resultou na morte de Alessandro Alencar, 34 anos. O confronto ocorreu, segundo a polícia, quando Alencar, alvo do mandado, se envolveu em uma troca de tiros com os policiais pertencentes ao Pelotão de Choque de Maringá.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade