Por falta de motoristas, IML pode deixar de fazer remoção de corpos
O IML de Maringá atende outras 25 cidades da região - Foto: AEN

Maringá

Por falta de motoristas, IML pode deixar de fazer remoção de corpos

Cidade por Portal GMC Online em 04/02/2020 - 19:35

O Instituto Médico Legal (IML) de Maringá não terá funcionários para fazer a remoção de corpos a partir do dia 25 deste mês. A informação, em primeira mão, foi confirmada pelo GMC Online. De acordo com a apuração, os únicos três diaristas que fazem o recolhimento de corpos para o IML de Maringá são “emprestados” de outras cidades e, por conta da mudança no horário de atendimento do IML em todo o Paraná, estes trabalhadores não conseguirão mais atender o IML de Maringá.

A partir de março o IML vai atender das 8h às 20h, em praticamente todo o estado e, com a mudança, os funcionários “emprestados” não terão mais tempo de atender Maringá. A nova escala de trabalho enviada pelo orgão aos cemitérios e delegacias de Maringá e região não prevê funcionários na remoção de corpos a partir do dia 25 deste mês.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, e a presidente da OAB Maringá, Ana Claúdia Pirajá Bandeira, estiveram na tarde desta terça-feira, 4, conversando sobre o assunto com a direção local do IML. A OAB vai tentar intervir no caso

“Pedimos um relatório para a direção do IML e vamos enviar esse documento para o secretário de segurança pedindo ajuda. A situação é muito preocupante. O IML de Maringá precisa de funcionários, estrutura física e tudo o que você imaginar. Precisamos agir de uma forma emergencial. Do jeito que está não dá para atender as pessoas como elas precisam. Por isso que sempre existem reclamações”, disse a presidente da OAB Maringá ao GMC Online.

Ouça a presidente da OAB Maringá:

O IML de Maringá atende outras 25 cidades da região. A remoção de corpos, até então, funciona 24 horas. Já as perícias e a liberação de corpos só em horário comercial por falta de funcionários. A direção local foi procurada pela reportagem, mas informou que não pode comentar o caso. O IML de Curitiba deve se pronunciar sobre o assunto nesta quarta-feira, 5.

Estrutura atual

O IML de Maringá possui dois auxiliares de necropsia e três auxiliares de perícia que são concursados. O recomendado para atender a demanda seria, pelo menos, cinco para cada função. Os três funcionários que fazem a remoção de corpos são “emprestados” de cidades da região e não poderão mais ajudar com as mudanças.

Por Fábio Guillen / Portal GMC Online

(atualização 05/02, às 08h30, para inclusão do áudio da entrevista com a presidente da OAB Maringá)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade