Prefeito diz nas redes sociais que vai fechar bares
Prefeito Ulisses Maia | Foto: Reprodução/Facebook

Maringá

Prefeito diz nas redes sociais que vai fechar bares

Política por Luciana Peña em 15/06/2020 - 09:13

Em conversa com internautas pelo Facebook e pelo Twitter, o prefeito Ulisses Maia foi questionado sobre os bares. Havia relatos de bares com aglomeração no fim de semana.  O prefeito escreveu que está preparando um novo decreto que afetará o funcionamento dos bares. Em um dos posts foi incisivo: “os bares serão fechados”, escreveu. Um dos critérios para a adoção de medidas restritivas é a Taxa R que deve ser divulgada em boletim epidemiológico nesta segunda-feira.

Até agora a Secretaria de Saúde de Maringá divulgou nos boletins epidemiológicos as taxas de positividade e a taxa de ocupação de leitos de UTI adulta. Dois indicadores que são levados em consideração para entender o cenário de transmissão do coronavírus.

Mas uma taxa determinante é a taxa R.  Ela indica quantas pessoas um paciente infectado pode contaminar. A taxa R tem se mantido igual ou inferior a 1 em Maringá. 

Isso significa que um paciente contamina uma pessoa, que contamina outra e o crescimento dos casos fica sob controle, sendo absorvido pelo sistema de saúde.

Mas quando a taxa R é maior do que 1, o crescimento se torna exponencial e foge do controle, explica o infectologista Luiz Jorge Moreira Neto.[ouça no áudio acima]

Nesta segunda-feira, o boletim epidemiológico semanal divulgado pela Prefeitura de Maringá deve conter a taxa R. 

A matriz de risco, que até o dia 4 de junho estava baixa, aumentou em poucos dias e chegou a risco alto.  Com  a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 60% e a taxa de positividade acima dos 30%, a prefeitura adotou no feriado prolongado um rodízio de atividades. 

Outra medida que pode ser adotada quando o risco está alto, é a suspensão de qualquer evento ou atividade que promova aglomeração. 

Talvez por isso o prefeito Ulisses Maia tenha dito a seguidores no Twitter e no Facebook que vai tomar providências em relação aos bares. 

No fim de semana, o prefeito foi questionado por que fechou algumas atividades e deixou outras funcionando, como os bares, que geraram aglomerações, segundo os internautas.

Para uma seguidora, o prefeito escreveu que está preparando um decreto que irá afetar os bares.

Foto: Screenshot
Foto: Screenshot

 

Para outro internauta, foi mais incisivo, escreveu que irá fechar os bares.

A reportagem conversou com o internauta Kairon Rodrigues. Ele disse que tinha perguntado ao prefeito sobre o porquê fechar campinhos, que são local de lazer e esporte para a população, e deixar bares abertos. A resposta foi “os bares serão fechados”.

A CBN entrou em contato com a prefeitura e pediu uma entrevista sobre o assunto. Aguardamos o retorno.

 Atualizado às 16h00- em entrevista nesta manhã o prefeito confirmou o fechamento dos bares

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade